IQ Option desafia CVM e continua promovendo negócio no Brasil

O descumprimento da determinação da CVM deve ser considerado um grande sinal vermelho para quem possui dinheiro na plataforma.

Siga no
IQ OPTION
Anúncio

No final do mês passado, a CVM lançou um aviso de que a IQ Option estava proibida de captar clientes no Brasil através de todos os seus canais de comunicação, direta ou indiretamente.

No entanto, mesmo com a determinação de uma multa diária de R$ 1 mil, a empresa continua oferecendo seus serviços através de anúncios no Google e nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

A decisão de proibição por parte da CVM foi anunciada no Ato Declaratório Nº 17.990, De 20 De Abril De 2020, publicado no Diário da União.

Anúncio

O órgão regulador proibiu a captação de clientes por parte da IQ Option Ltd., proibindo a oferta pública de oportunidades de investimento no mercado Forex, além de oferecer investimentos em opções binárias.

O decreto deixava claro que a partir da sua publicação, a IQ Option não poderia mais vincular propagandas com a intenção de captar clientes em território nacional.

No entanto, a atividade da empresa pouco mudou, mantendo as muitas propagandas encontradas pela a internet, incluindo em canais que claramente exigem a conformidade com a lei para realizar anúncios.

Propagandas da IQ Option no Google

No Ato Declaratório, foi afirmado que a empresa não poderia oferecer os seus serviços na internet e citou principalmente o site www.iqoption.com como a principal página da plataforma.

No entanto, em uma rápida pesquisa no Google é possível encontrar resultados patrocinados. No entanto, o link para a página principal está levemente diferente do que o citado pela CVM. Ora apresentando o link www.iq-option.com.

Ora com o link www.iqoption.org.

Ambos os casos são subpáginas traduzidas da página principal da empresa, que possui registro no exterior. No entanto, ficava claro na decisão da Comissão de Valores Mobiliários que todas as páginas deveriam cessar as ofertas da empresa no Brasil.

Não é só no motor de busca que é possível encontrar os resultados patrocinados. No maior serviço de vídeo da empresa, o YouTube, também é possível ter resultados em destaque para a empresa.

IQ Option promovida no Youtube. Imagem 06/05/2020

Por ser do Google, o YouTube exibe os mesmos resultados em seus resultados patrocinados, com isso, é possível encontrar as duas variações do site citadas durante a matéria.

Ao consultar as regras para anúncios no Google Ads, uma das exigências sobre propagandas no mercado financeiro é:

“Ao promover produtos e serviços financeiros, você precisa manter a conformidade com as regulamentações estaduais e locais de todas as regiões ou países segmentados pelos anúncios.”

Contudo, a IQ Option também está descumprindo as regras do Google Ads em relação à política de anúncio.

Propagandas também aparecem nas redes sociais

Os anúncios da IQ Option também estão aparecendo nas redes sociais. No Facebook é possível encontrar os anúncios em midrolls de vídeos e também em anúncios destacados na aba Watch. No Instagram a história se repete.

iq option propaganda ilegal
Propagandas da IQ Option sendo vinculadas através do Money Makers Club.

Em ambos os casos os anúncios patrocinados estão utilizando a página Money Makers Club, mas com anúncio e redirecionamento para a página do aplicativo da IQ Option. Com isso, essa página está sendo utilizada para que a IQ Option realize propagandas de foram direta nas redes sociais.

Como esses anúncios são baseados em um algoritmo de familiaridade, provavelmente eles estão sendo bem comuns entre os usuários que pesquisam e seguem muitos assuntos sobre opções de investimento.

Vale lembrar que a situação entre a CVM e a IQ Option ainda não está acabada. De acordo com o decreto, um processo administrativo pode ser sancionado para iniciar uma investigação na atuação da IQ Option.

Caso a investigação determine irregularidade, a empresa pode ser proibida de atuar por até 20 anos em áreas em que é necessária a autorização da CVM.

O descumprimento da determinação da CVM deve ser considerado um grande sinal vermelho para quem possui dinheiro na plataforma.

O que diz a IQ Option

A reportagem procurou a IQ Option. A empresa respondeu dizendo que a notícia da CVM está relacionada as campanhas de marketing e não da plataforma em si.

“Estamos cientes da notificação publicada pela CVM. As informações que você se refere estão relacionadas ao marketing da IQ Option no Brasil, não às operações da empresa. O departamento relevante está trabalhando neste assunto”.

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Avatar
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

“Falta de clareza sobre quem criou o Bitcoin é preocupante” Diz CEO da Mastercard

Um dos principais pontos que os defensores do Bitcoin argumentam é que a moeda pode ser utilizada como uma forma de incentivar a inclusão...
Segurança e Vulnerabilidades Blockchain

Pesquisa da Kaspersky coloca blockchain como ameaça

Uma pesquisa recente feita pela Kaspersky coloca a tecnologia blockchain como uma ameaça aos negócios. A empresa russa que é uma das líderes em...
Brinquedos e Bitcoin no Brasil registro

Paulista pede registro da marca Bitcoin para fabricar brinquedos

Um paulista pediu junto ao INPI o registro da marca Bitcoin para a fabricação de brinquedos no Brasil. A publicação do pedido foi feito...

Últimas notícias

Pesquisa da Kaspersky coloca blockchain como ameaça

Uma pesquisa recente feita pela Kaspersky coloca a tecnologia blockchain como uma ameaça aos negócios. A empresa russa que é uma das líderes em...

Paulista pede registro da marca Bitcoin para fabricar brinquedos

Um paulista pediu junto ao INPI o registro da marca Bitcoin para a fabricação de brinquedos no Brasil. A publicação do pedido foi feito...

Coluna do TradingView: Novo Patamar

Em novo patamar de preço, as criptomoedas começam a ter viés altista em plena segunda onda do COVID. Confira o que estão pensando os...