Irã dribla sanções e anuncia primeira importação usando criptomoeda

Autoridades da capital do país, Teerã, no passado, consideraram permitir que empresas locais se envolvessem em transações com parceiros estrangeiros com criptomoedas para impedir sanções ocidentais.

O Irã anunciou seu primeiro pedido oficial de importação pago com criptomoeda, de acordo com um funcionário do Ministério da Indústria, Minas e Comércio, as mercadorias importadas estão avaliadas em 10 milhões de dólares.

O diretor da Organização de Promoção Comercial do Irã (TPO), Alireza Peyman-Pak, declarou no Twitter:

“Esta semana, o primeiro registro oficial de pedido de importação no valor de 10 milhões de dólares foi concluído com sucesso usando criptomoeda.”

Peyman também disse que até o final de setembro, o uso de criptomoedas e contratos inteligentes será amplamente empregado no comércio internacional com as nações que são o foco da iniciativa.

https://twitter.com/peymanpak_ir/status/1556927239907835904

Sanções

Os Estados Unidos impuseram restrições às atividades com o Irã sob várias autoridades legais desde 1979, após a tomada da Embaixada dos EUA em Teerã.

As sanções contra o Irã foram uma resposta ao programa nuclear iraniano e ao apoio iraniano aos grupos Hezbollah, Hamas e Jihad, considerados organizações terroristas. O apoio iraniano às milícias xiitas no Iraque e aos houthis na guerra civil do Iêmen também são motivos de sanções.

A importação anunciada é o primeiro passo para permitir que o Irã negocie por meio de ativos que contornam o sistema financeiro global dominado pelo dólar e negocie com outros países igualmente limitados pelas sanções dos EUA, como a Rússia.

A adoção de criptomoedas em importações pode permitir ao Irã contornar as sanções dos EUA que prejudicaram sua economia.

O irã não informou qual criptomoeda foi usada na transação.

Irã e criptomoedas

O país está desenvolvendo sua própria moeda digital, a “cripto rial”, e um ministro iraniano reiterou que o Irã não tem planos de permitir o uso Bitcoin e outras criptomoedas como pagamento.

O Banco Central do Irã (CBI) anunciou recentemente os regulamentos de sua moeda digital. Os documentos sugerem que as regras abrangem a criação e a emissão dessa moeda digital. As regras especificam que o rial digital será criado e seu fornecimento máximo será decidido apenas pelo CBI.

O país havia dito anteriormente que o rial digital se tornaria sua nova moeda, semelhante ao fiduciário, mas digital. Como tal, o vice-ministro de Comunicações do Irã, Reza Bagheri Asl, enfatizou que o Irã “não reconhece pagamentos com criptomoedas”.

“O Irã tem sua própria criptomoeda nacional, portanto, nenhum pagamento pode ser feito com criptomoedas não nacionais.”

Bagheri Asl afirmou que o uso de moedas estrangeiras no Irã é ilegal. “Não teremos de forma alguma regulamentos que reconheçam pagamentos com criptomoedas que não nos pertencem”, explicou o ministro.

Apesar disso, o funcionário iraniano esclareceu que as criptomoedas podem ser regulamentadas no mercado de ações para evitar riscos para os cidadãos. “As criptomoedas devem ser regulamentadas e os sistemas bancários devem ser monitorados”, acrescentou.

Autoridades da capital do país, Teerã, no passado, consideraram permitir que empresas locais se envolvessem em transações com parceiros estrangeiros com criptomoedas para impedir sanções ocidentais.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Livecoins
Livecoinshttps://livecoins.com.br
Livecoins é o maior portal de notícias sobre Bitcoin e criptomoedas no Brasil.

Últimas notícias

Últimas notícias