Dois irmão deram um golpe em uma idosa no Canadá para roubar 23 bitcoins. A mulher de 63 anos foi enganada pela dupla que criou uma conta falsa no Twitter se passando pelo suporte técnico de uma corretora de bitcoin, a HitBTC.
Os dois irmãos convenceram a mulher a informar sua senha da corretora e assim sacaram mais de US $ 140.000 de sua conta, o valor em reais é de meio milhão, R$ 570.402. De acordo com o jornal OregonLive.
Depois de roubar a vítima, eles dividiram os bitcoins, um deles enviou 11,6 bitcoins para outra corretora, a Kraken, que fica nos Estados Unidos, e o restante foi enviado para outra carteira no Canadá.
“Eles imediatamente transferiram aproximadamente 50% dos bitcoins roubados. Nos meses seguintes, eles sacaram os bitcoins restantes em troca da moeda canadense”, de acordo com o processo.
Trombadinhas de idosa foram presos
Vida de bandido no mercado de criptomoedas está ficando cada vez mais difícil, os irmãos foram presos e se declararam culpados, eles vão cumprir dois anos de prisão por fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.
A idosa, que pediu aos jornais para não identifica-la, disse que tentou suporte através do twitter pois acreditava que era uma conta legitima, ela disse que não percebeu que estava sendo enganada até que viu seu saldo na HitBTC sumir.
Ela então denunciou o caso ao FBI e conversou com alguns agentes interessados em investigar a fraude.
Idosa vai receber dinheiro de volta mas não em bitcoin
A mulher vai receber os fundos de volta que devem ser pago pelos irmãos. Ela disse ao jornal que sente pena deles: “Sinto muito por eles. Eu tenho um filho de 27 anos. Espero que eles possam usar o cérebro algo coisas boas.”
Ela também disse que ficou positivamente surpreendida ao saber que iria receber seu dinheiro de volta, já que não existe como reverter transções em bitcoin.
Neste caso, os irmãos terão que paga-la através de moeda comum. Um cheque no valor de US $ 142.349 dos réus foi entregue à justiça, os fundos devem ser transferidos para conta da mulher nos próximos dias.