Israel testa moeda digital nacional baseada em Ethereum

Ainda em fase de testes, a moeda digital nacional de Israel não tem prazo estimado para ser lançado ao público.

Siga no
Bandeira de Israel e Criptomoeda Ethereum
Bandeira de Israel e Criptomoeda Ethereum

A tecnologia Ethereum é uma das mais conhecidas no mercado de criptomoedas, principalmente pelo pioneirismo com os chamados contratos inteligentes. Ao permitir a programação do dinheiro, a rede implementou nos últimos anos várias inovações nas finanças mundiais.

De acordo com a Bloomberg, que conversou com um porta-voz de Israel sobre a shekel digital, a plataforma Ethereum está sendo analisada pela equipe que busca criar a moeda digital nacional.

Em maio o Banco Central de Israel disse que a digitalização da moeda local era uma realidade promissora para a economia. Com transações mais simples e seguras, o impacto no país poderia ser positivo.

Além disso, o BC de Israel já pede até que ideias de aplicativos para funcionar na rede de sua moeda digital. Dessa forma, fica claro que a autoridade local não planeja apenas digitalizar sua moeda, mas também usufruir das vantagens já criadas pelas criptomoedas.

O recente conflito em Israel fez aumentar as doações de Bitcoin ao Hamas, fato que pode ter levado o banco central local a ter mais noção do mercado de criptomoedas.

Banco Central de Israel ainda conduz testes internos de moeda digital nacional

Ainda em fase de testes, a moeda digital nacional de Israel não tem prazo estimado para ser lançado ao público. Todos os experimentos com a tecnologia, inclusive com Ethereum, estão sendo feitos internamente.

Apesar disso, é promissor ver o interesse de bancos centrais no mercado de criptomoedas, visto que a tecnologia nasceu justamente para substituir suas impressões descontroladas de dinheiro.

Vale o destaque que o Banco Central do Brasil também conduz testes com a versão do Real digital. Em princípio, a moeda nacional brasileira terá os primeiros resultados entregues em 2022, com o BC resolvendo se seguiria com o lançamento da inovação.

Contudo, nas últimas semanas um estudo inicial sobre o real digital foi divulgado pelo Bacen, deixando claro que as diretrizes são de criar uma moeda segura, dinheiro programável e possibilidade de se conectar com o PIX.

Mesmo assim, a nova divisa será lançada no longo prazo, em até três anos pelo BC do Brasil. Pioneiro nos estudos sobre o tema, a China é o primeiro país a conduzir testes públicos com sua moeda digital que não trabalha com blockchain.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Debate Descentralizado: stablecoins podem impactar outras criptomoedas

As stablecoins são possivelmente um dos pilares do mercado de criptomoedas atualmente. O USDT, por exemplo, é usado como medidor de demanda por investidores....
Trade na Uniswap baleia

Criador da Uniswap quer melhorar negociações de baleias Ethereum

Hayden Adams, o criador da Uniswap quer implementar uma melhoria para as negociações de baleias de Ethereum. Um estudo está sendo feito em conjunto...
US Marshals na vigilância do telhado bitcoin

Polícia americana contrata empresa para armazenar bitcoins apreendidos

A polícia dos Estados Unidos quer guardar os bitcoins apreendidos em operações e para isso, contratou uma empresa especializada, a Anchorage Digital. De acordo com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias