Itaú começa a rodar o primeiro servidor do Real digital

Banco foi uma das 16 instituições selecionadas para participar do piloto do Real digital. Oficialmente, começam os testes com a blockchain da futura moeda brasileira.

O Itaú é a primeira instituição a rodar um “nó”, espécie de servidor da blockchain do Real digital, a moeda digital brasileira que deve chegar oficialmente até o final de 2024.

O banco é um dos participantes escolhidos pelo Banco Central do Brasil para realizar testes com a tecnologia. Assim, deverá começar a testar o processo de tokenização e outras funções esperadas pela rede.

O Itaú, vale lembrar, é um dos 16 participantes escolhidos pelo BCB para testar a tecnologia, baseada no DLT Hyperledger Besu.

Itaú inicia os testes com a blockchain do Real digital

No final de maio de 2023, quando o Banco Central do Brasil anunciou as 16 empresas participantes do Real digital, o Itaú figurou como uma das instituições selecionadas.

Nesta segunda-feira (17), em comentários ao Valor, o head do Itaú Digital Assets, Guto Antunes destacou que o fato do banco ser o primeiro a iniciar os testes dá chances para que a instituição lidere os testes com a nova tecnologia.

De acordo com Guto, a primeira fase dos testes envolve o trabalho com os contratos inteligentes do Real digital.

Assim, a expectativa envolve a criação de reais digitais na blockchain, processo chamado de “mint”, além do real tokenizado de depósitos bancários. Após iniciado o processo, o Itaú espera transferir o Real digital junto a outras instituições do piloto, além de realizar resgates da moeda digital brasileira juntos aos demais nodes.

Na fase de testes, o Real digital ainda não contará com o lastro da moeda nacional. Ou seja, não serão convertidos dinheiros reais para os testes com o Real digital.

O head do Itaú destacou que com o início dos testes, está superada a fase de inferências sobre a tecnologia, que agora gera dados concretos de funcionalidades.

Vale lembrar que o GitHub do Real digital ainda não disponibiliza o código-fonte do software, como apontado pelo programador blockchain Gustavo Toledo, que pediu que o Banco Central abra o código para auditoria pública do projeto.

Real digital deve liberar até setembro o “Real tokenizado”

O responsável pelo projeto do Real digital no Banco Central do Brasil, Fábio Araújo, comentou no final de junho de 2023 sobre os próximos passos do piloto.

Até meados de agosto deste ano, esperamos que os participantes consigam fazer os desenvolvimentos necessários. Para setembro, estão previstos os testes com o Real Digital e o real ‘tokenizado’. Para fevereiro de 2024, está previsto o teste do token dos títulos públicos. Dependendo do grau de maturidade do projeto, podemos testar algo com a população no final desse ano“, comentou Araujo.

No mês de agosto e outubro de 2023, o Fórum Real digital deverá voltar a se encontrar para discussão do projeto. Assim, novas informações a sociedade deverão ser liberadas nas datas.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias