Javier Milei demite chefe da Receita Argentina após plano de tributar criptomoedas

"Este governo não irá perseguir as novas formas de negócios digitais e reafirma seu compromisso de trabalhar em um regime tributário simplificado", disse comunicado da presidência após demissão.

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou a demissão da chefe da Receita Federal do país, após ela manter os planos de tributação de criptomoedas, streamers e de influencers digitais.

De acordo com informações locais, Florencia Misrahi já vinha demonstrando publicamente seu descontentamento com o governo, que eliminou a AFIP para criar a ARCA. Assim, com uma nova receita federal argentina, Misrahi teria que ganhar menos em seu salário mensal, algo que não lhe agradou.

Em meio a tensão com o presidente do país, ela deixa o cargo de forma oficial, conforme nota publicada no X, pelo assessor da presidência argentina.

“O Presidente da Nação tomou a decisão de demitir a chefe da ARCA e dois dirigentes pela modificação do regime de streamers e influenciadores. Juan Pazo assumirá o cargo de novo chefe da ARCA e Pablo Quirno assumirá o cargo de Secretário de Relações Econômicas Internacionais. Fim.”

“Este governo não vai perseguir novas formas de negócios digitais”, disse declaração da presidência de Javier Milei após demissão de chefe da receita

Segundo apurado pelo Livecoins, a presidência da República Argentina emitiu no último sábado (7) a confirmação da demissão da ex-chefe da AFIP e da ARCA.

Em nota no X da Oficina del Presidente, o governo argentino deixa claro que não pretende perseguir novos negócios digitais. Ou seja, vai eliminar uma regulação recente da ARCA que citava a tributação dos influencers, mineradores de criptomoedas, entre outros.

“A Presidência informa que o Presidente Javier Milei tomou a decisão de desligar a titular da ARCA, Florencia Misrahi, e outros dois funcionários sob sua responsabilidade, por divergências no direcionamento da gestão.

A decisão de modificar o regime tributário de streamers e influenciadores digitais foi tomada de maneira não consultada e será revertida imediatamente após sua saída.

Em seu lugar, o novo titular da recém-criada Agência de Arrecadação e Controle Aduaneiro (ARCA) será Juan Pazo, que esteve, desde o início do governo, à frente da Secretaria de Coordenação de Produção e, recentemente, havia assumido a Secretaria de Relações Econômicas Internacionais na Chancelaria.

Este governo não irá perseguir as novas formas de negócios digitais e reafirma seu compromisso de trabalhar em um regime tributário simplificado. A solução para o persistente déficit fiscal que a República Argentina sofreu por décadas não é buscar novas formas de arrecadação, mas sim reduzir os gastos públicos.”

Ao banir a nova regulação que afetava até o mercado de criptomoedas, tudo indica que Milei segue atento a toda burocratização estatal argentina. Na próxima terça-feira (10), ele promete um discurso para apresentar os resultados do seu primeiro ano de mandato.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias