O pré-candidato do Partido Novo à Presidência da República, João Amoêdo, disse em sua página oficial no facebook que pretende trazer mais concorrência para o mercado dos cartórios. O pré-candidato irá permitir a atuação de notários, que serão profissionais capacitados a atuar como cartórios e que poderão oferecer seus serviços por meio do blockchain.
Segundo o presidenciável, a única forma de autenticar cópias, reconhecer firmas, procurações, contratos e declarações é através de um cartório. Com o fim de trazer mais concorrência, João Amoêdo pretende abrir esse mercado para atuação de qualquer cidadão capacitado.
“Qualquer brasileiro com curso superior poderá fazer uma prova para se tornar um notário. O notário é um profissional com capacidade de atuar como o cartório atualmente.” disse João Amoêdo. “Assim teremos melhores serviços e menores preços. Eles também poderão oferecer seus serviços por meio digital, através de tecnologias seguras como blockchain.”
A abertura do mercado, a fim de aumentar a eficiência da economia, é uma das bases dos ideais do Partido Novo.
Outros comentários de João Amoêdo sobre o Blockchain
Não é a primeira vez que João Amoêdo comenta sobre o Blockchain. Enquanto o governo atual considera o bitcoin uma pirâmide financeira, o Partido Novo apresentou uma visão diferente.
Em 7 de dezembro do ano passado, o pré-candidato comentou na sua conta oficial do twitter.
“Ainda é difícil sabermos qual será o futuro do Bitcoin e de outras criptomoedas. Porém, o mais interessante é a tecnologia por trás, o Blockchain. Esse protocolo tem capacidade de gerar maior segurança, transparência e descentralização tanto no setor privado como no setor publico”.
Dessa forma, Amoêdo não se posicionou sobre o Bitcoin. Em contrapartida, ele acredita no potencial que a tecnologia do Blockchain tem para melhorar serviços públicos e privados.
João Amoêdo é ex-presidente do Fundação Novo e é pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Novo. Atualmente o cargo de presidente da Fundação é ocupado por Gustavo Franco. Gustavo Franco é um dos criadores do Plano Real e é responsável pelo programa econômico do partido. Gustavo Franco também se mostrou bastante informado sobre o bitcoin e as criptomoedas.
É a primeira vez que o partido irá concorrer as eleições presidenciais.