Julgamento histórico vai confirmar ou desmascarar homem que se diz criador do Bitcoin

O processo da COPA contra Wright pode finalmente por um fim a essa disputa ao provar que ele não é o criador do Bitcoin.

Entre 5 de fevereiro e 15 de março, tribunais da Inglaterra analisarão um caso que pode determinar a identidade do criador do Bitcoin. De um lado do processo está a COPA (Crypto Open Patent Alliance), formada pelo fundador do Twitter e outros famosos, do outro está Craig Steven Wright, homem que afirma ser Satoshi Nakamoto.

A disputa entre as duas partes é antiga. Fundada em 2021, a COPA “ajuda os desenvolvedores [do Bitcoin] a encontrar e contratar advogados de defesa, elaborar estratégias de litígio e pagar suas contas legais”.

A organização sem fins lucrativos surgiu após Craig Wright processar diversos players da indústria, incluindo desenvolvedores. Indo além, um dos casos mais famosos foi um processo de CSW contra o site Bitcoin.org, obrigando seu mantenedor a retirar o whitepaper do Bitcoin para download.

Mais tarde, Wright também processou corretoras de criptomoedas. No processo, o australiano afirma que o Bitcoin (BTC) não é o Bitcoin e que essas empresas estariam enganando seus clientes. Ou seja, ele alega que o Bitcoin Satoshi Vision (BSV) é o verdadeiro Bitcoin.

Julgamento marcado para fevereiro pretende analisar identidade

Mesmo que grande parte da comunidade acredite que Craig Wright seja um palhaço, muitos desenvolvedores do Bitcoin não sofrem com custos jurídicos para se defender de suas alegações. Por conta disso, a COPA apostou em outra estratégia, colocando as alegações de Wright em xeque.

Composta pela Block e Spiral, de Jack Dorsey, a COPA também conta com o apoio da corretora Coinbase, Blockstream e outros gigantes do setor.

O processo contra CSW será longo, iniciando oralmente no dia 5 de fevereiro. Nos dias seguintes serão feitos os interrogatórios, que ocuparão boa parte do caso que pretende provar definitivamente que Wright não é o criador do Bitcoin. A programação completa é a seguinte:

Data Atividades Duração
5 de Fevereiro Abertura 1 dia
6 a 9 de Fevereiro Interrogatório de Wright 6 dias
12 a 13 de Fevereiro Continuação do Interrogatório de Wright 6 dias
14 a 16 de Fevereiro Interrogatório das testemunhas chaves de Wright 3,5 dias
19 a 23 de Fevereiro Interrogatório das testemunhas da COPA/desenvolvedores 4 dias
23 de Fev a 1º de Março Interrogatório de especialistas forenses digitais 5 dias
1º de Março Interrogatório de especialistas em criptomoedas 0,5 dia
12 a 15 de Março Encerramento 4 dias

 

Embora o processo da COPA pareça um ataque a Craig Wright, a atitude da associação é, na verdade, uma defesa. Em suma, eles desejam que desenvolvedores, e outros players, não sejam mais processados por Wright no futuro.

Craig Wright reclama no Twitter enquanto cita Satoshi Nakamoto

Nas redes sociais, Craig Wright continua tentando fazer barulho dias antes de seu julgamento. Em tuítes publicados no último sábado (13), alega novamente ser o criador do Bitcoin e que os atuais desenvolvedores roubaram seu código, alterando-o sem permissão.

“Concebi o Bitcoin e o revelei ao mundo. No entanto, no BTC, eles o despedaçaram”, iniciou Wright. “Certos indivíduos, aqueles de segunda mão, presunçosamente aproveitaram o direito de alterar algo que não originaram nem puderam replicar.”

“A ÚNICA condição inabalável que atribuí à minha criação do Bitcoin foi que ele permaneceria exatamente como eu o havia projetado.”

Como sempre, suas afirmações foram recebidas com críticas. Um investidor afirmou que não acredita em Wright e que ele deveria fornecer provas. Como resposta, o australiano citou uma frase icônica de Satoshi Nakamoto, como se fosse sua.

“Se você não acredita em mim ou não entende, não tenho tempo para tentar convencê-lo, desculpe.”

Por fim, o processo da COPA contra Wright pode finalmente por um fim a essa disputa ao provar que ele não é o criador do Bitcoin. No entanto, é difícil acreditar que Wright se dará por vencido, já que é conhecido por inúmeras aparições em tribunais.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias