Justiça americana indicia líder do esquema OneCoin

Siga no

O Tribunal Federal dos Estados Unidos acabou de revelar um indiciamento de um membro importante do esquema OneCoin. A acusação conta com crimes de esquema de pirâmide, fraude eletrônica, fraude de securities e lavagem de dinheiro. As informações são do The Block Crypto.

Segundo as informações obtidas de documentos oficiais da corte, o Tribunal indiciou Karl Sebastian Greenwood em fevereiro de 2018. Como acontece em outros países, por lá não é incomum que essas informações só sejam divulgadas muito tempo depois, para não atrapalhar o procedimento judicial.

Greenwood foi preso ainda em novembro de 2018.

O documento da corte acusa Greenwood de conspirar para defraudar futuros investidores. Ele convencia os investidores a comprar os pacotes da OneCoin, esses pacotes seriam usados para minerar moedas OneCoin, que os golpistas afirmavam que seria a maior criptomoeda de todas, ultrapassando até mesmo o Bitcoin.

Como é de se imaginar, a mineração e todos os outros avanços técnicos eram mera falácias, já que a pirâmide ruiu e aos poucos os investidores ficaram sem dinheiro, líderes fugiram e os criadores do esquema foram presos, com exceção de um.

De acordo com os documentos da corte, as ações de Karl Sebastian Greenwood e de outros líderes, levaram os investidores a apostar mais de US$1 bilhão no esquema entre 2014 e 2018. O golpe fez vítimas até mesmo no Brasil.

Greenwood continua preso e a sua conferência de pré-julgamento acontece no dia 3 de junho desse ano.

Entendo mais sobre a OneCoin

Fundadora da OneCoin
Fundadora da OneCoin, Ruja Ignatova, está foragida até hoje.

A OneCoin foi o golpe mais infame da história do criptomercado, tanto por causa do tamanho da sua divulgação e o quanto ele alcançou no mundo todo e também por causa dos valores absurdos que os golpistas conseguiram arrecadar.

O esquema se tornou um golpe multibilionário e causou grandes prejuízos para investidores de todo o mundo.

“Como foi alegado, os réus criaram uma companhia multibilionária de criptomoeda baseada completamente em mentiras e enganações. Eles prometeram granes retornos com risco mínimo, mas, de acordo com as informações, esse esquema era uma pirâmide baseada em truques e farsas, mais em zeros do que em uns.”, Geoffrey S. Berman, procurador de Manhattan.

A OneCoin tinha todos os elementos clássicos de uma pirâmide financeira, elementos que vimos em muitos outros esquemas em todo o criptomercado, principalmente o Brasileiro. São sempre promessas muito grandes para poucos riscos e ainda menos lógica.

Investir de forma inteligente é muito importante e isso quer dizer que é preciso ter cuidado para não entrar em esquemas. Além de perigoso para o seu investimento, é ilegal.

Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

CVM multa em R$ 250 mil JJ Invest e seu dono, Jonas Jaimovick

A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil se reuniu na tarde desta terça-feira (1) para julgar três processos. Em um deles, a CVM multou...

“5000 bitcoins grátis”, Zangado tem canal hackeado com golpe de bitcoin

O Zangado, um dos maiores youtubers do Brasil e um dos mais icônicos criadores de conteúdo para o público gamer acabou de ter o...

Líderes de golpe com bitcoin são condenados a 11 anos de prisão

Os líderes de um dos maiores golpes com bicoin da história foram julgados e considerados culpados por fraudar milhares de investidores em 14,8 bilhões...

Últimas notícias

“5000 bitcoins grátis”, Zangado tem canal hackeado com golpe de bitcoin

O Zangado, um dos maiores youtubers do Brasil e um dos mais icônicos criadores de conteúdo para o público gamer acabou de ter o...

Líderes de golpe com bitcoin são condenados a 11 anos de prisão

Os líderes de um dos maiores golpes com bicoin da história foram julgados e considerados culpados por fraudar milhares de investidores em 14,8 bilhões...

“Você se arrependerá por escrever isso”, Daniel Fraga em 2013 sobre quem zombava do bitcoin

Quem comprou bitcoins antes de 2015 provavelmente está bem contente hoje (caso tenha mantido a moeda). Mas você sabia que tem muita gente que...