Justiça americana indicia líder do esquema OneCoin

Siga no

O Tribunal Federal dos Estados Unidos acabou de revelar um indiciamento de um membro importante do esquema OneCoin. A acusação conta com crimes de esquema de pirâmide, fraude eletrônica, fraude de securities e lavagem de dinheiro. As informações são do The Block Crypto.

Segundo as informações obtidas de documentos oficiais da corte, o Tribunal indiciou Karl Sebastian Greenwood em fevereiro de 2018. Como acontece em outros países, por lá não é incomum que essas informações só sejam divulgadas muito tempo depois, para não atrapalhar o procedimento judicial.

Greenwood foi preso ainda em novembro de 2018.

O documento da corte acusa Greenwood de conspirar para defraudar futuros investidores. Ele convencia os investidores a comprar os pacotes da OneCoin, esses pacotes seriam usados para minerar moedas OneCoin, que os golpistas afirmavam que seria a maior criptomoeda de todas, ultrapassando até mesmo o Bitcoin.

Como é de se imaginar, a mineração e todos os outros avanços técnicos eram mera falácias, já que a pirâmide ruiu e aos poucos os investidores ficaram sem dinheiro, líderes fugiram e os criadores do esquema foram presos, com exceção de um.

De acordo com os documentos da corte, as ações de Karl Sebastian Greenwood e de outros líderes, levaram os investidores a apostar mais de US$1 bilhão no esquema entre 2014 e 2018. O golpe fez vítimas até mesmo no Brasil.

Greenwood continua preso e a sua conferência de pré-julgamento acontece no dia 3 de junho desse ano.

Entendo mais sobre a OneCoin

Fundadora da OneCoin
Fundadora da OneCoin, Ruja Ignatova, está foragida até hoje.

A OneCoin foi o golpe mais infame da história do criptomercado, tanto por causa do tamanho da sua divulgação e o quanto ele alcançou no mundo todo e também por causa dos valores absurdos que os golpistas conseguiram arrecadar.

O esquema se tornou um golpe multibilionário e causou grandes prejuízos para investidores de todo o mundo.

“Como foi alegado, os réus criaram uma companhia multibilionária de criptomoeda baseada completamente em mentiras e enganações. Eles prometeram granes retornos com risco mínimo, mas, de acordo com as informações, esse esquema era uma pirâmide baseada em truques e farsas, mais em zeros do que em uns.”, Geoffrey S. Berman, procurador de Manhattan.

A OneCoin tinha todos os elementos clássicos de uma pirâmide financeira, elementos que vimos em muitos outros esquemas em todo o criptomercado, principalmente o Brasileiro. São sempre promessas muito grandes para poucos riscos e ainda menos lógica.

Investir de forma inteligente é muito importante e isso quer dizer que é preciso ter cuidado para não entrar em esquemas. Além de perigoso para o seu investimento, é ilegal.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Minerador de criptomoedas é morto após tentar impedir roubo de equipamentos

A mineração de criptomoedas tem sido ponto de discussão e preocupações em diferentes países, mas em alguns lugares a situação ficou crítica. Na Abecásia,...
Faraó-dos-bitcoins-moisés

Tribunal nega liberdade para o “Faraó dos Bitcoins” e frustra clientes

A liberdade do Faraó dos Bitcoins era um evento aguardado pelos clientes da GAS Consultoria, mas o Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro...

Tom Brady dá 1 Bitcoin para fã devolver bola de Futebol Americano

Tom Brady é um dos maiores nomes da história da NFL e do Futebol Americano, recentemente ele bateu o recorde de ter feito 600...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias