O criador do extinto Megaupload, Kim Dotcom está de volta com uma ideia que poderia trazê-lo à sua antiga glória. O empresário que era responsável por 4% de todo o tráfego da internet informou através de um comunicado de imprensa que está lançando uma plataforma que é integrada com uma das centenas das cópias do Bitcoin.
A cópia do Bitcoin escolhida por Kim para ser integrada ao seu novo site foi o Bitcoin Cash, criptomoeda criada por Roger Ver que depois teve outras 2 cópias, (Bitcoin SV, e Bitcoin Cash ABC).
A plataforma tem objetivo de rentabilizar conteúdo digital, tanto para quem produz quanto para quem consome a informação, quer ela seja compartilhada em um site ou nas redes sociais. A plataforma se parece com um sistema de marketplace para criadores de conteúdo.
“Os usuários podem usar nosso serviço para carregar um arquivo que desejam vender em um arquivo criptografado e, em seguida, colocá-lo em qualquer lugar da Internet. Os clientes que desejam ter acesso ao conteúdo criptografado podem pagar usando Bitcoin Cash.”
A ideia de criar uma plataforma com capacidade de micro transações com uma criptomoeda para promover compartilhamento de conteúdo não é nova. Na verdade, é popular desde os primeiros dias do bitcoin – aqueles em que o Bitcoin era de fato a única criptomoeda existente.
Contudo, ainda não vimos uma implementação bem-sucedida da ideia.
Como a comunidade do bitcoin foi dividida devido a divergências sobre o dimensionamento dos blocos e os desenvolvedores focando em casos de uso diferentes, o entusiasmo sobre um produto focado em microtransações se dissipou.
De acordo com Kim Dotcom, a escolha do Bitcoin Cash se deve a sua “adequação para pagamentos”, pois a plataforma pretende manter as taxas de transação no mínimo:
“Minha opinião é que o uso de criptomoedas está aumentando e o Bitcoin Cash está em uma boa posição para aumentar sua participação de mercado. Para mim é simples: quanto mais usuários você tem, mais valor você tem.”
“Os vencedores da corrida das criptomoedas serão decididos por fornecedores e usuários. Concentre-se na questão fundamental: o que os fornecedores e usuários desejam? Taxas baixas, transações rápidas, alta segurança e facilidade de uso.”
Apesar da escolha da moeda digital, o Bitcoin Cash está lentamente caindo em desuso devido a diversas brigas internas, recentemente até mesmo a Litecoin ultrapassou a BCH em termos de capitalização de mercado.
Contudo, Kim sugere que o Bitcoin Cash está subvalorizado, e a medida que mais pessoas continuarem a usá-lo para pagamentos, ele irá se valorizar.
Com lançamento previsto para o final deste ano, a plataforma possui vários sistemas e blockchains integrados, incluindo Bitcoin e a Lightning Network. A moeda principal da plataforma será o Bitcoin Cash, com o Bitcoin sendo uma alternativa e “melhor como reserva de valor”.
Bitcoin > great for asset storage
Bitcoin Cash > great for paymentsBitcoin Cash at $310 today.
I expect $3000+ next year.Why?
More and more vendors accept crypto. Vendors want low fees and fast transactions.
I’m bullish on BCH.
I’ll retweet this in a year.
Maybe earlier.— Kim Dotcom (@KimDotcom) December 17, 2020