Kim Kataguiri: “Bitcoin deve continuar desregulamentado”

Deputado Federal no Brasil voltou a falar sobre moeda digital e até defendeu que governo hoje vê Bitcoin como um crime.

Siga no
Kim Kataguiri defende Bitcoin liberado e desregulamentado
Kim Kataguiri/DaCunha

O deputado Kim Kataguiri reforçou sua visão pró-Bitcoin, afirmando na última quinta-feira (17) que a moeda deve continuar desregulamentada no Brasil. A fala foi durante uma participação em um podcast que trata principalmente do tema de segurança pública no país.

Vale o destaque que o assunto tem ganhado destaque após El Salvador legalizar o Bitcoin no país. Como uma moeda de curso legal, o Bitcoin pode e deve ser aceito no comércio local, devendo afetar a política cambial em outros países.

Na Nova Zelândia, por exemplo, o governo já é pressionado para reconhecer o Bitcoin como uma moeda estrangeira. Contudo, no Brasil, deputados pressionam para legalizar a criptomoeda o mais rápido possível, mas de uma forma totalmente diferente do que foi visto em El Salvador.

Nos últimos dias, por exemplo, o também Deputado Federal Alexandre Frota pediu celeridade na regulamentação do Bitcoin, exigindo que o Banco Central do Brasil crie regras duras em até seis meses. O projeto ainda está em fase inicial no Congresso Nacional.

“Bitcoin deve continuar desregulamentado em minha opinião”, argumenta Kim Kataguiri

O Podcast do Delegado Da Cunha é um sucesso na internet no último ano, com rápido crescimento e acompanhado hoje por pessoas de todo Brasil. Tratando de temas sensíveis à segurança pública no país, como crimes ao narcotráfico e de colarinho branco, ele convidou o Deputado Federal Kim Kataguiri para conversar na 13.ª edição de seu programa.

Entre os vários assuntos tratados no debate, que durou mais de 2 horas, o programa chegou a registrar recorde de telespectadores ao vivo, sendo mais de 18 mil pessoas acompanhando o debate.

Após falar sobre segurança pública no Brasil, Lava Jato, política, entre outros assuntos, Kim começou a responder às perguntas da audiência. Em determinado momento, ele foi questionado sobre a atual posição do Congresso Nacional do Brasil sobre as criptomoedas.

“Tem uma pergunta interessante Kim: Qual que é a posição majoritária do Congresso e Governo a respeito das legislações sobre criptomoedas? Esse novo ativo representa liberdade?”

Em sua resposta, Kim Kataguiri afirmou que pessoalmente, quando mais livre o Bitcoin for, melhor, devendo permanecer desregulamentado.

“Eu pessoalmente sou favorável a manter desregulamentado, você só declara lá o que você tem e ponto. Acho que quanto mais livre melhor. Mas a visão majoritária do Congresso e Governo é: 1) de ignorância, não saber o que é; 2) que criptomoeda é coisa de ladrão, coisa de ladrão que quer aliciar criança, de cara que tá na deep web”

Kim é um dos deputados favoráveis ao Bitcoin no Brasil

No Brasil, ainda poucos deputados apoiam o Bitcoin publicamente, sendo que muitos compartilharam ainda mais suas opiniões ao ver a legalização de El Salvador.

Com deputados do NOVO, DEM, Patriotas, por exemplo, o Bitcoin recebe apoio em casas legislativas brasileiras municipais, estaduais e federais. Contudo, segundo Kim Kataguiri, dificilmente o Bitcoin será aprovado como foi feito em El Salvador.

Vale o destaque que, apesar de não ser regulamentado no Brasil, a Receita Federal já cobra impostos sobre operações envolvendo criptomoedas.

Uma curiosidade na fala de Kim Kataguiri, logo no início da conversa, é que ele deixou claro que o youtuber Daniel Fraga, o primeiro a falar de Bitcoin publicamente no Brasil, com ideias difundidas na comunidade libertária brasileira, foi uma inspiração no começo de seus estudos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Debate Descentralizado: stablecoins podem impactar outras criptomoedas

As stablecoins são possivelmente um dos pilares do mercado de criptomoedas atualmente. O USDT, por exemplo, é usado como medidor de demanda por investidores....
Trade na Uniswap baleia

Criador da Uniswap quer melhorar negociações de baleias Ethereum

Hayden Adams, o criador da Uniswap quer implementar uma melhoria para as negociações de baleias de Ethereum. Um estudo está sendo feito em conjunto...
US Marshals na vigilância do telhado bitcoin

Polícia americana contrata empresa para armazenar bitcoins apreendidos

A polícia dos Estados Unidos quer guardar os bitcoins apreendidos em operações e para isso, contratou uma empresa especializada, a Anchorage Digital. De acordo com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias