Kim Kataguiri: “Bitcoin deve continuar desregulamentado”

Deputado Federal no Brasil voltou a falar sobre moeda digital e até defendeu que governo hoje vê Bitcoin como um crime.

Siga no
Kim Kataguiri defende Bitcoin liberado e desregulamentado
Kim Kataguiri/DaCunha

O deputado Kim Kataguiri reforçou sua visão pró-Bitcoin, afirmando na última quinta-feira (17) que a moeda deve continuar desregulamentada no Brasil. A fala foi durante uma participação em um podcast que trata principalmente do tema de segurança pública no país.

Vale o destaque que o assunto tem ganhado destaque após El Salvador legalizar o Bitcoin no país. Como uma moeda de curso legal, o Bitcoin pode e deve ser aceito no comércio local, devendo afetar a política cambial em outros países.

Na Nova Zelândia, por exemplo, o governo já é pressionado para reconhecer o Bitcoin como uma moeda estrangeira. Contudo, no Brasil, deputados pressionam para legalizar a criptomoeda o mais rápido possível, mas de uma forma totalmente diferente do que foi visto em El Salvador.

Nos últimos dias, por exemplo, o também Deputado Federal Alexandre Frota pediu celeridade na regulamentação do Bitcoin, exigindo que o Banco Central do Brasil crie regras duras em até seis meses. O projeto ainda está em fase inicial no Congresso Nacional.

“Bitcoin deve continuar desregulamentado em minha opinião”, argumenta Kim Kataguiri

O Podcast do Delegado Da Cunha é um sucesso na internet no último ano, com rápido crescimento e acompanhado hoje por pessoas de todo Brasil. Tratando de temas sensíveis à segurança pública no país, como crimes ao narcotráfico e de colarinho branco, ele convidou o Deputado Federal Kim Kataguiri para conversar na 13.ª edição de seu programa.

Entre os vários assuntos tratados no debate, que durou mais de 2 horas, o programa chegou a registrar recorde de telespectadores ao vivo, sendo mais de 18 mil pessoas acompanhando o debate.

Após falar sobre segurança pública no Brasil, Lava Jato, política, entre outros assuntos, Kim começou a responder às perguntas da audiência. Em determinado momento, ele foi questionado sobre a atual posição do Congresso Nacional do Brasil sobre as criptomoedas.

“Tem uma pergunta interessante Kim: Qual que é a posição majoritária do Congresso e Governo a respeito das legislações sobre criptomoedas? Esse novo ativo representa liberdade?”

Em sua resposta, Kim Kataguiri afirmou que pessoalmente, quando mais livre o Bitcoin for, melhor, devendo permanecer desregulamentado.

“Eu pessoalmente sou favorável a manter desregulamentado, você só declara lá o que você tem e ponto. Acho que quanto mais livre melhor. Mas a visão majoritária do Congresso e Governo é: 1) de ignorância, não saber o que é; 2) que criptomoeda é coisa de ladrão, coisa de ladrão que quer aliciar criança, de cara que tá na deep web”

Kim é um dos deputados favoráveis ao Bitcoin no Brasil

No Brasil, ainda poucos deputados apoiam o Bitcoin publicamente, sendo que muitos compartilharam ainda mais suas opiniões ao ver a legalização de El Salvador.

Com deputados do NOVO, DEM, Patriotas, por exemplo, o Bitcoin recebe apoio em casas legislativas brasileiras municipais, estaduais e federais. Contudo, segundo Kim Kataguiri, dificilmente o Bitcoin será aprovado como foi feito em El Salvador.

Vale o destaque que, apesar de não ser regulamentado no Brasil, a Receita Federal já cobra impostos sobre operações envolvendo criptomoedas.

Uma curiosidade na fala de Kim Kataguiri, logo no início da conversa, é que ele deixou claro que o youtuber Daniel Fraga, o primeiro a falar de Bitcoin publicamente no Brasil, com ideias difundidas na comunidade libertária brasileira, foi uma inspiração no começo de seus estudos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin e bandeira da China

China quer criar imposto sobre Bitcoin e coloca em dúvida banimento

O governo da China planeja criar um imposto para corretoras de Bitcoin que operam no país, colocando em dúvida o banimento de transações de...
Bitcoin em alta. Imagem: ShutterStock

Bitcoin rompe alta histórica e é negociado acima dos 65 mil dólares

Com um mercado otimista em relação a questões regulatórias, o preço do Bitcoin rompeu a sua máxima histórica de 64.895 dólares registrada em abril...

Criptomoeda “promissora e fora do radar” desaparece com R$3 milhões dos investidores

Golpes envolvendo arrecadação de dinheiro e então um abandono do projeto são bem comuns, mas a CryptoEats foi além. A falsa empresa usou influenciadores...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias