Vários municípios do Estado de Arkansas, nos Estados Unidos, querem impor uma nova regulação aos mineradores de bitcoin. Caso as regras entrem em vigor, as empresas deverão modificar suas infraestruturas para continuar funcionando.
De acordo com o noticiário local, as novas regras têm avançado rapidamente em várias cidades e em breve os mineradores receberão novas exigências legais, que podem impactar seus negócios.
Vale lembrar que, desde que a China baniu a mineração de bitcoin, os Estados Unidos se mostraram como um refúgio aos empresários. Com isso, a comunidade global acompanha atentamente os desdobramentos de novas regras ao mercado.
Mineradores de bitcoin deverão mudar suas fazendas para diminuir poluição sonora, prevê nova regulação
O site Arkansas Online publicou no último domingo (23), que em breve as empresas que trabalham para a segurança da rede do bitcoin poderão se ver em apuros.
Isso porque, com as novas regras, quem descumprir as exigências legais poderá receber penalidades e interdições.
Um juiz que mora em uma das cidades que estuda novas regulações disse que não aguenta mais os ruídos das empresas. Ele diz ser um bom vizinho e, portanto, não merece escutar tanto barulho.
Em abril de 2023, uma lei estadual no Arkansas impôs que data centers no estado gerem empregos e paguem tributos corretamente. Além disso, as empresas devem gerar contribuições para a economia local, sob pena de não receberem autorização de funcionamento.
Assim, a lei 851/2023 do Arkansas pressiona que os reguladores cuidem das fazendas de mineração de bitcoin, da mesma forma que outros data centers. Contudo, mesmo com possíveis regras e fiscalizações, a atividade de mineradores está protegida.
Lei proíbe censura a mineradores de bitcoin e criptomoedas
Apesar da possível pressão aos mineradores de bitcoin e criptomoedas com a nova regulação, os municípios não podem impor que as empresas parem suas atividades.
Isso porque, a lei estadual do Arkansas proíbe a censura aos mineradores, que devem apenas cuidar da poluição sonora emitida, controlando assim os níveis de decibéis que produzem com suas atividades.
A lei aprovada em abril também não pode proibir que mineradores tenham acesso à energia elétrica, mas deve controlar para que a atividade não causa pressão na rede.
De qualquer forma, moradores de algumas cidades continuam se queixando da mineração no Arkansas, dizendo que não podem nem sentar mais em suas varandas para tomar um simples chá, devido ao intenso e contínuo barulho das empresas.
Por fim, não está claro como o estado norte-americano pretende cuidar da questão, mas juízes defendem que a nova lei pode ter furos e deve passar por revisão.