A Líder Aviação é a primeira do setor no Brasil a utilizar um sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que terá uma iniciativa em blockchain. Com sede em Belo Horizonte (MG), a empresa trabalha com manutenção e vendas de aeronaves, especializada também no fretamento aéreo.
A autorização foi emitida pela ANAC no último dia 30 de julho, para uso do sistema Diário de Bordo Digital. Esse sistema é regulamentado no Brasil pela Resolução n.º 457 de 20/12/2017 e pela Portaria n.º 3.220/SPO/SAR de 2019.
Com esse sistema, o objetivo é melhorar a segurança das operações, reduzir custos, promover o desenvolvimento do setor e a agilidade na inserção dos dados.
Líder Aviação recebe autorização da ANAC para uso do Diário de Bordo Digital
De acordo com a ANAC, várias instituições públicas e privadas buscam aderir ao novo sistema no Brasil de armazenamento de dados. Algumas das instituições que já haviam recebido autorização para trabalhar com essa ferramenta em 2020 foram a Polícia Militar de Minas Gerais (MG) e a Casa Militar do Espírito Santo (ES).
Com o Diário de Bordo Digital (eDB), passa a ser permitido que os operadores não sejam mais obrigados a portar o documento impresso, necessário apenas o dispositivo eletrônico que hospeda o sistema.
A diretora da TI da Líder Aviação, Celina Marinho, as companhias do segmento agora terão uma série de ganhos com essa novidade. Ela destacou que essa ferramenta será conectada ao processo de aprimoramento digital da empresa, que é constante.
“Automatizar o Diário de Bordo traz uma série de ganhos para as empresas do segmento, tais como: organização, velocidade e confiabilidade de dados; automatização de registros; eliminação de papéis; redução da carga de trabalho da tripulação; além de garantir mais segurança em todas as etapas de um voo”.
ANAC prevê uma iniciativa blockchain no sistema
Em nota, a ANAC afirmou que espera contar com a colaboração de desenvolvedores em blockchain para ajudar a criar uma plataforma ainda mais robusta, com os registros do eDB sendo feitos com auxílio dessa ferramenta.
A Agência Nacional da Aviação Civil ainda destacou que essa tecnologia, amplamente utilizada pelas criptomoedas, garante a integridade dos registros.
“A utilização de blockchain, plataforma utilizada pelas criptomoedas, está em desenvolvimento na Agência com o objetivo de atrair desenvolvedores para ofertar produtos que se baseiem nessa tecnologia ao mercado, principalmente para a realização dos registros de eDB.
Essa tecnologia cria uma base de dados distribuída que propicia segurança, escalabilidade e acessibilidade aos dados quando comparada aos modelos tradicionais de bancos de dados centralizados, além de garantir a integridade dos registros.”
De fato, desde 2019 a ANAC trabalha com o desenvolvimento de uma solução em blockchain, já tendo sido feitos testes com a tecnologia.