Líder de pirâmide financeira com criptomoeda pode pegar 90 anos de prisão

90 anos de "xadrez" por dar golpe de pirâmide na praça

-

Siga no
Fundadora da OneCoin
Fundadora da OneCoin
Anúncio

Um dos líderes da One Coin – esquema ponzi que arrecadou US $ 4 bi – pode ser condenado a 90 anos de prisão. Depois de chegar a um acordo judicial, Konstantin Ignatov se declarou culpado de várias acusações, incluindo lavagem de dinheiro e fraude financeira.

Konstantin admitiu ter desempenhado um papel de líder no golpe. O líder da pirâmide é acusado de fraude eletrônica, fraude de valores mobiliários e lavagem de dinheiro. O acordo judicial assinado lhe garante não enfrentar mais acusações relacionadas à OneCoin, com exceção de possíveis impostos.

Konstantin pode pegar até 90 anos de prisão, mas essa sentença pode ser reduzida devido à sua cooperação com as autoridades. Os documentos do tribunal revelam que esse testemunho pode “revelar atividades de indivíduos que podem usar violência contra ele ou sua família”.

Anúncio

O acordo de confissão (delação premiada) sugere que ele pode receber um novo documento de identidade e entrar para um programa de proteção a testemunhas. Ignatov atualmente está testemunhando contra Mark Scott, um advogado acusado de lavar cerca de US $ 400 milhões em fundos com a OneCoin.

O que é a OneCoin

A OneCoin foi criada por Ruja Ignatova na Bulgária em 2014. A criptomoeda teve um “sucesso” notável, subindo de 29 centavos de euros para impressionantes 29,95 euros do final de 2014 até o final de 2016. O problema era que toda a operação era um esquema fraudulento.

Embora a OneCoin alegasse estar sendo executada em uma blockchain privada, na realidade, era um esquema Ponzi em que os investidores compravam “pacotes” e recebiam “material educacional”, já viu essa história, né?. Então, durante o processo, eles ganhavam tokens OneCoin e havia esquemas de incentivo para aliciar novos usuários.

Depois que as pessoas recebiam suas OneCoins, o único lugar em que podiam trocá-las ou vende-las era com outro usuário da OneCoin na plataforma privada do esquema. Quando o esquema começou a ruir, ou seja, não entravam mais investidores, a fundadora e seu irmão fugiram, muitos demoraram para aceitar que se tratava de um golpe.

OneCoin: Esquema Ponzi de R$ 10 bilhões

A OneCoin fez vítimas no mundo todo, inclusive no Brasil, o esquema funcionava como uma pirâmide financeira. A empresa criada pela Dra. Ruja Ignatov, que está foragida, levantou mais de US $ 4 bilhões através da venda de moedas (ICO).

A empresa nega todas as acusações e ainda está em operação. Durante o julgamento, Konstantin Ignavot revelou detalhes sobre sua irmã e onde ela está.

De acordo com seu testemunho, a então apelidada de “cryptoqueen” está escondida na Bulgária. Ele também disse que sua irmã estava preocupada com o fato de alguém a entregar ao FBI, e ela disse que os críticos da OneCoin são inimigos, e que está “muito cansada”.

Ele revelou ainda que sua irmã conseguiu um “passaporte” e pediu que ele comprasse passagens de avião para a Áustria e para a Grécia.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, aprendiz e entusiasta de criptomoedas e blockchain. Sugestão de pauta: [email protected]

Leia mais

Leia mais sobre:

Últimas notícias

Bitcoin bate novo recorde e capitalização total do mercado cripto ultrapassa US $ 400 bilhões

O Bitcoin continua batendo recordes em 2020, com seu valor chegando aos 13.500 mil dólares na madrugada desde domingo (25).  A maioria das criptomoedas...

Reality Show de startups terá palestra sobre blockchain

Um Reality Show voltado ao público de startups está promovendo uma série de debates públicos sobre tecnologia a inovação. Uma das palestras terá a...

“Se você acha que imposto é roubo, chama a polícia”, diz Kim Kataguiri

Em um entrevista para o canal Letícia Shirakiin, o Deputado Federal Kim Kataguiri foi questionado se imposto é roubo. A resposta veio em tom de...