Logotipo da criptomoeda do Facebook termina em processo por plágio

Projeto é apontado como cópia de logotipo de banco digital que atua no mercado de criptomoedas desde 2016.

A criptomoeda do Facebook é citada em um processo judicial  por plágio envolvendo o logotipo de um banco digital. O logotipo criado pelo Facebook para a carteira digital Calibra é semelhante a marca do Current. Será na Calibra que investidores deverão armazenar a criptomoeda criada pelo Facebook.

Enquanto que a Libra ainda deverá ser lançada  em 2020, o banco digital Current já opera no mercado desde 2016. Desse modo, o logotipo do banco apresenta um tempo de criação que a Calibra não possui.

A Calibra foi apresentada como a carteira digital para a criptomoeda do Facebook. O dispositivo servirá para o armazenamento da Libra e aparentemente funcionará como qualquer outra carteira digital. Com o símbolo que remete ao logotipo da Libra no centro e um círculo lilás, a marca apresentada como Calibra pode ser Idêntica ao logotipo já utilizado pelo banco digital Current.

O projeto da stablecoin que ainda será lançada pelo Facebook enfrenta grande resistência no mercado. Além da acusação de plágio, grandes empresas anunciaram recentemente que abandonaram a Libra. O anúncio foi feito por gigantes que até então apoiavam a rede social, como PayPal, Visa e Mastercard, por exemplo. 

Facebook pode ter copiado logotipo de banco digital

A Calibra foi anunciada em junho de 2019 juntamente com o projeto Libra do Facebook. No mesmo instante em que a carteira digital foi apresentada, o banco Current fez uma postagem sobre a semelhança entre as marcas.

Em tom de ironia, o banco digital alegou que o responsável pela criação do logotipo da Calibra utilizou apenas “um giz de cera”. A semelhança entre os dois logotipos é enorme. Além do círculo em torno do logotipo, as imagens que aparecem no interior das duas marcas são praticamente idênticas.

O Current ironizou o logotipo apresentado pelo Facebook,  dizendo que a diferença entre as duas marcas estaria apenas na paleta de cores.

Empresa que criou os logotipos é a mesma

A confusão do logotipo da Calibra criado para o Facebook pode estar relacionada a empresa por trás da imagem.  Segundo site CNBC, os dois logotipos foram criados pela mesma empresa. Sendo assim, a semelhança pode ter relações com a Character.

A Character  é uma empresa norte-americana com operações voltadas para a identidade visual. Localizada em São Francisco, a empresa foi contratada pelo banco Current e também pelo Facebook. Isso deveria explicar a grande semelhança entre os dois logotipos que resultaram em um processo por plágio.

Na última quinta-feira (10) o Facebook e a Calibra foram citados em um processo de trinta páginas movidos na justiça norte-americana. A ação contra a rede social foi movida por Stuart Sopp, CEO da Current.

“Esta ação trata-se de violação de marca registrada, concorrência desleal e falsa indicação para a designação de origem”.

O executivo comentou sobre o lançamento da Calibra e sua semelhança ao banco digital Current. Para Stuart o Facebook tentou criar uma “confiança no sistema financeiro global” ao apropriando da marca do banco digital.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".

Últimas notícias

Últimas notícias