Teoria do Mais Tolo não se aplica ao Bitcoin e Ethereum

Teoria defende que um investimento especulativo é repassado a um terceiro!

Siga no
Bitcoin é a maior moeda digital do mundo
Bitcoin é a maior moeda digital do mundo - Reprodução/Flickr

O Bitcoin é uma moeda digital criada nos últimos anos por Satoshi Nakamoto, cuja identidade não é conhecida. Cheio de mistérios em sua história, um especialista garante pelo menos que a teoria do maior tolo não se aplica ao Bitcoin hoje.

Isso porque, ao criar o Bitcoin, Satoshi Nakamoto criou regras para emissão de novas moedas, já no código do projeto. Dessa forma, é difícil emitir moedas além do que o programado desde o início, uma vez que a visão de Satoshi é presente na comunidade Bitcoin, mesmo após anos de seu sumiço.

Ao conhecer o Bitcoin, em um primeiro momento, muitas pessoas acreditam que essa moeda é uma espécie de bolsa de valores. Ou seja, em um primeiro momento, muitos acreditam que o Bitcoin é um ativo de especulação, como ações de bolsas de valores, por exemplo.

Teoria do maior tolo não se aplica ao Bitcoin, garante especialista em ETFs dos EUA

Em toda a sua história, que começou em 2009, o Bitcoin já foi acusado de várias coisas. Uma teoria famosa é que a criptomoeda seria um esquema de pirâmide financeira, algo que já foi negado pela história e desenvolvimento dessa tecnologia.

Outra acusação que é comum dentre os haters do Bitcoin, é que este é uma moeda sem valor, ou seja, sem lastro. Dessa forma, quando um comprador de Bitcoin adquire a moeda, ele poderia, na verdade, estar sendo um “Maior Tolo”.

A teoria do Maior Tolo fala sobre mercados de especulação, quando ativos sem valor são negociados entre as pessoas. Como um ativo não possuí valor, um tolo que o possuí tem o interesse em repassar este a um terceiro interessado, que ao comprar, se torna o maior tolo em posse de um ativo ruim.

De acordo com Matt Hougan, especialista em ETFs e escritor da Forbes nos EUA, a teoria do maior tolo não se aplica ao Bitcoin hoje. Isso porque, a moeda digital já teve em sua história um grande desenvolvimento, e sua comunidade já é a maior dentre todas as criptomoedas.

Para ele, a dúvida pode surgir quando alguém está conhecendo o Bitcoin, sendo uma dúvida comum. Segundo Hougan, tudo começa quando os conceitos iniciais do aprendizado são superados, como falta de regulamentação, volatilidade e conceitos sobre custódia das criptomoedas.

Investidores iniciantes têm medo de ser o maior tolo, mas não precisam se preocupar

Em um artigo de opinião para a Forbes, Matt explicou, em junho, que os investidores devem ver o valor do Bitcoin de forma análoga ao petróleo em seu início. De acordo com o especialista em ETFs nos EUA, o Bitcoin é uma moeda com escassez, e seu valor deriva principalmente desse princípio.

Essa é a lógica por trás do valor do bitcoin para os investidores hoje. Não se trata apenas de esperar por um tolo maior, mas de comprar um ativo escasso antes que a demanda seja totalmente desenvolvida.

Contudo, em novo texto na última segunda (13), Matt explicou que o Ethereum também é uma criptomoeda com valor real. Em sua visão, o Ethereum não é um concorrente do Bitcoin direto, e ambas as criptomoedas poderão ter um crescimento juntos.

Dessa forma, o mercado de criptomoedas, e DeFi, chegam em 2020 em um momento empolgante, afastando assim, qualquer teoria maluca, como a do maior tolo, por exemplo. Em 2020, a criptomoeda Ethereum teve uma grande valorização após o boom da demanda por DeFi, as chamadas Finanças Descentralizadas.

Apesar da queda no preço do Bitcoin e cotação do Ethereum hoje, o futuro é promissor para as moedas. Para Matt, o Bitcoin e o Ethereum terão nos próximos anos um grande crescimento, assim como uma demanda legítima.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Nova secretária do Tesouro dos EUA quer encorajar uso de criptomoedas

A administração de Joe Biden, atual presidente dos EUA, indicou para comandar o Departamento do Tesouro a ex-presidente do Federal Reserve (FED), Janet Yellen....

Criminosos exigem Bitcoin para não derrubar sites de empresas com ataque DDoS

Existem pessoas maldosas em todos os lugares e infelizmente a internet está infestada de gente em busca de oportunidade para aplicar golpes e praticar...

Historiador que “prevê bolhas” diz que Bitcoin tem valor baseado na fé que alguém...

Jeremy Grantham é um dos mais conhecidos investidores do mundo, tendo uma opinião bem respeitada em relação ao mercado financeiro. Em uma entrevista recente...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Criminosos exigem Bitcoin para não derrubar sites de empresas com ataque DDoS

Existem pessoas maldosas em todos os lugares e infelizmente a internet está infestada de gente em busca de oportunidade para aplicar golpes e praticar...

Historiador que “prevê bolhas” diz que Bitcoin tem valor baseado na fé que alguém vai comprar mais caro

Jeremy Grantham é um dos mais conhecidos investidores do mundo, tendo uma opinião bem respeitada em relação ao mercado financeiro. Em uma entrevista recente...

Motivos que podem fazer SEC aprovar ETFs Bitcoin

Joe Biden pode nomear para assumir a Comissão de Valores Mobiliários, Gary Gensler, um ex-professor do MIT que dava aula de blockchain. A notícia...

Bitcoin cai, Microstrategy compra

Segundo um relatório publicado pela SEC, a MicroStrategy comprou mais US $ 10 milhões em Bitcoin. O documento revela que a empresa comprou 314...

Biden ‘congela’ proposta de regular carteiras de criptomoedas

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, “congelou” a proposta de regular as carteiras de criptomoedas que havia sido sugerida pelo ex-secretário do Tesouro dos...