O bilionário Mark Cuban recentemente compartilhou seus pensamentos sobre o que pode causar o próximo crash das criptomoedas. A estrela do Shark Tank americano afirmou que uma prática muito comum no mercado pode abalar a indústria a qualquer momento.
Em uma nova entrevista ao The Street, Cuban afirmou que acredita que o próximo “escândalo” do mercado de criptomoedas resultará da percepção de que grande parte do volume de negociação em exchanges centralizadas é, na verdade, falso.
O magnata afirmou que a prática de wash trading causará a próxima implosão do mercado. Esse esquema, também conhecido como “pump e dump, inflar e despejar, na tradução, é uma prática ilegal de manipular o preço de um ativo e, de repente, vendê-lo.
Para o bilionário, não se trata de saber se isso vai acontecer ou não, mas quando acontecerá.
“Acho que a próxima implosão possível é a descoberta e remoção de wash trade em exchanges centralizadas. Existem supostamente dezenas de milhões de dólares em negociações e liquidez para tokens que eles têm muito pouca utilização. Não vejo como podem ser tão líquidas.”
O que é Wash Trading?
Definido como um tipo de esquema de manipulação de mercado, o wash trading envolve a criação de “altas artificiais” em uma criptomoeda.
O falso volume da moeda leva o público a acreditar que há uma alta demanda por um determinado token, fazendo-os comprar tal ativo por um preço mais alto do que ele realmente vale.
De forma simples, uma empresa golpista ou outros atores maliciosos compram e vendem tokens semelhantes, inflando artificialmente os volumes de negociação em torno dessa moeda.
Eles então promovem comentários favoráveis nas mídias sociais sobre o token, dando a outros traders a impressão de que ele é muito apreciado e está em alta demanda. Seu preço sobe como resultado da manipulação. Os golpistas então despejam suas participações do ativo para novos usuários que acreditam na falsa alta.
De acordo com a Commodity Futures Trading Commission, esse tipo de prática ilegal permite que aqueles por trás dela consigam lucros com pouco ou nenhum risco.
Cuban acredita que esse tipo de esquema desencadeará a próxima implosão do mercado cripto, embora o bilionário admita que, neste momento, não tem evidências tangíveis para apoiar sua tese.
80% de volume falso
A firmação de Cuban tem base, já que o mercado de criptomoedas é vulnerável ao wash trading devido à disponibilidade de milhares de tokens.
A falta de clareza regulatória só aumenta o problema. Um relatório publicado pelo National Bureau of Economic Research descobriu que mais de 70% do volume de negociação em corretoras de criptomoedas não regulamentadas é falso.
Os pesquisadores descobriram que, em alguns casos, o wash trading representou até 80% do volume total de negociação.
“Essas estimativas se traduzem em operações de lavagem de mais de 4,5 trilhões de dólares em mercados à vista e mais de 1,5 trilhão de dólares em mercados de derivativos apenas no primeiro trimestre de 2020.”