Mastercard lança solução de escalabilidade para Ethereum

Além de escalar a rede e permitir mais transações por um custo menor, esta solução também melhoraa privacidade das transações de forma significativa, visto que nem todos os dados das transações são gravados na rede do Ethereum.

A ConsenSys, empresa focada em software de blockchain, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento do ConsenSys Rollups, uma solução para escalabilidade da rede Ethereum. Seu desenvolvimento contará com a ajuda da gigante do setor de pagamentos, a Mastercard.

A empresa fundada por Joseph Lubin, co-fundador do Ethereum, está no mercado há sete anos. Já a Mastercard, aos poucos começa a entrar no mundo das criptomoedas, em setembro ela adquiriu a CipherTrace, empresa focada em soluções de rastreamento e segurança.

Além de ajudar no estado atual do Ethereum, o ConsenSys Rollups também tem a intenção de atuar como uma solução para moedas digitais de governos devido às suas propriedades de maior escalabilidade e privacidade.

Solução para escalabilidade do Ethereum

Devido a alta limitação de transações por segundo (TPS) na rede Ethereum, atualmente de 15, seu alto uso fez com que as taxas de transações se tornassem caras, visto que os blocos funcionam como uma espécie de leilão, onde quem paga mais tem sua transação confirmada antes.

Por conta disso, a solução da ConsenSys visa aumentar este número para 10.000 TPS através de uma tecnologia chamada de Prova de Conhecimento Zero (ZK-Proof). Desta forma as transações são agrupadas em uma segunda camada e então enviadas para a rede principal do Ethereum.

Embora estas transações contem com menos dados, tornando-as mais leves, elas ainda contam com a segurança do Ethereum. Apesar disso, vale notar que a solução só terá sucesso caso tenha bastante uso.

Para ajudar na construção do ConsenSys Rollups, a empresa anunciou que contará com a ajuda da equipe de engenheiros da Mastercard. Mostrando o interesse da gigante dos cartões por soluções com blockchain.

“Acreditamos que existe um potencial real na tecnologia blockchain ajudando a resolver problemas do mundo real. A proteção do consumidor, incluindo privacidade e infraestrutura altamente escalonável, são requisitos essenciais para qualquer solução de blockchain que construímos. Nossa colaboração com a ConsenSys é um passo fundamental para atender a essa necessidade e fazer avançar este espaço.”, afirmou Raj Dhamodharan da Mastercard

Maior privacidade

Além de escalar a rede e permitir mais transações por um custo menor, esta solução também melhoraa privacidade das transações de forma significativa, visto que nem todos os dados das transações são gravados na rede do Ethereum.

Além da solução beneficiar atuais serviços e usos da rede, como exchanges descentralizadas de DeFi, NFTs e outros micropagamentos, devido às baixas taxas, o anúncio da ConsenSys também afirma que ela poderá ser usada para CBDCs (moeda digitais de bancos centrais) devido às suas características.

Por fim, até mesmo Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, acredita que estas soluções serão o futuro das criptomoedas que hoje ainda enfrentam problemas de escalabilidade, espantando boa parte dos usuários que não estão dispostos a pagar altas taxas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias