De acordo com um levantamento feito pela Paradigma Education sobre as eleições de 2024 no Brasil, só 325 dos mais de 463 mil candidatos declararam algum tipo de exposição às criptomoedas atualmente. A fonte das informações é a declaração obrigatória de bens ao TSE.
O número representa 0,07% do total de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. A proporção é menor que nas eleições de 2022, quando 0,21% dos candidatos declararam ter alguma criptomoeda, como revela o estudo.
Além disso, é centenas de vezes menor que a proporção de civis brasileiros que possuem ou usam cripoativos. Isso porque, segundo as estimativas mais recentes da Triple-A, 17,5% dos brasileiros já utilizam criptomoedas.
“Essa é a classe de ativo mais subrepresentada na política nacional. Muitos milhões de brasileiros têm cripto, enquanto só um punhado de políticos o faz“, comenta Felipe Sant Ana, co-fundador da Paradigma, em nota encaminhada ao Livecoins.
Levantamento de quantos políticos brasileiros possuem criptomoedas está disponível ao público interessado para consultas
O levantamento da Paradigma leva em conta quaisquer criptomoedas, e não distingue entre autocustódia, posse em contas bancárias, exposição via ETF ou outros veículos.
O partido com a maior quantidade de candidatos adeptos às criptomoedas é o PL (48), seguido pelo Novo (25) e o Republicanos (18). O PL também liderou esse ranking nas eleições de 2022. A Paradigma estima que tais números devam crescer nos próximos anos.
“Vimos que cripto foram pauta importante nas eleições americanas. Aqui no Brasil, pra nossa sorte, o assunto é menos partidário. Temos que aproveitar essa conjectura pra educar diferentes lados do espectro político, e fazer com que os benefícios das criptomoedas sejam acessíveis pra todos, sem discriminação“, complementa Felipe.
Os três candidatos com o maior valor declarado em cripto, segundo pesquisa se concentra em dois partidos em 2024. Os dois mais entusiastas são do Novo: Fabiano Leite (candidato a vereador por Belo Horizonte, MG) e Dr. Bruno (candidato a prefeito em Itaperuna, RJ), sendo o terceiro do Podemos, Joaribe Peres Proença de Araújo (candidato a vereador em Poconé, MT).
Todos os dados podem ser acessados no site https://candidatos.paradigma.education, inclusive os do ciclo eleitoral passado (2022). A Paradigma Education é uma empresa sócia do Grupo Primo, dos influenciadores de finanças Thiago Nigro e Bruno Perini.
Eleições sem criptomoedas como projeto político no Brasil
Os novos dados divulgados pela Paradigma apenas confirmam que as eleições brasileiras de 2024 deram pouca visibilidade para o tema das criptomoedas no país.
Além da baixa adesão ao investimento pelos políticos, nenhum apresentou projetos ligados às criptomoedas.