O Mercado Bitcoin (MB), uma das maiores corretoras de criptomoedas da América Latina, anunciou que está implementando o ChatGPT Enterprise, empresa de pesquisa e implantação de IA.
O pilar dessa implantação é a evolução tecnológica do MB, por meio da implementação de IA em todas as frentes, transformando a cultura organizacional em prol da inovação. As primeiras áreas com casos de uso das novas ferramentas foram Engenharia, Marketing, Vendas, Finanças e Recursos Humanos.
O contato entre as instituições se iniciou em dezembro de 2022, porém a negociação do pacote Enterprise aconteceu apenas em junho deste ano. O diferencial do serviço contratado pelo MB é que os dados transacionados não podem ser utilizados para treinamento da LLM (grandes modelos de linguagem), garantindo que a propriedade intelectual da empresa seja preservada.
Outras corporações que utilizam dessa versão são Bill and Melinda Gates Foundation, Oxford University, SoftBank, Governo dos Estados Unidos e a farmacêutica Moderna.
Mercado Bitcoin começa utilizar ChatGPT para grandes empresas
O MB está acompanhando a plataforma de forma periódica para entender a frequência de uso dos colaboradores e a complexidade das tarefas que estão sendo feitas com auxílio da inteligência artificial.
Assim, foram criados grupos nomeados de champions, que totalizam 17 profissionais que se destacaram na utilização de tecnologia generativa no MB e têm a responsabilidade de colaborar para que a implementação desse recurso seja expandida aos demais funcionários.
“Esta parceria não é apenas sobre tecnologia, mas sobre reinventar nossa abordagem aos desafios do mercado. Com a tecnologia da OpenAI, estamos preparados para elevar nossos padrões de inovação e eficiência a níveis sem precedentes“, afirma Gleisson Cabral, Diretor de Inteligência Artificial do MB.
Próximos passos da implementação pela corretora, uma das primeiras do Brasil
Os próximos passos estão focados na área de RH e no desenvolvimento de um assistente virtual. Os processos de recrutamento e seleção serão feitos por meio de IA até a primeira fase de entrevistas.
Já o assistente virtual será utilizado para resolver chamados de clientes de forma fluída e com eficiência operacional, garantindo que o usuário permanecerá na mesma tela em toda a jornada de atendimento. O objetivo é que a ferramenta atenda a diferentes idiomas, corroborando com a estratégia de internacionalização da empresa.
Com 4 milhões de clientes em 11 anos de operação, o MB reafirma seu compromisso com a inovação responsável. A implementação da IA seguirá a metodologia Responsible AI, garantindo que a tecnologia complemente, e não substitua, as capacidades humanas.