A indústria de criptomoedas está em fase de desenvolvimento. Se você olhar para o ano passado verá um ambiente completamente diferente do que temos hoje. Equipamentos que antes tinham um bom poder computacional para minerar criptomoedas não estão mais dando lucro.

Devido a isso, certos negócios na indústria estão lentamente se tornando obsoletos.

A mineração de bitcoin é uma delas? Bem, ainda é possível ganhar dinheiro minerando bitcoin, mas certamente não é tão lucrativo quanto costumava ser. Dito isto, existem alternativas que você pode adotar para acompanhar esse ecossistema em constante mudança.

No início dos tempos, a mineração de Bitcoin era um hobby lucrativo. Naquela época, a competição era mínima e a recompensa por blocos era maior. Mas, com tantos mineradores entrando no jogo, os custos de operação subiram e a recompensa por bloco naturalmente caiu.

Além disso, o aumento de regulações fez com que muitas empresas desligassem muitos equipamentos de mineração. 

Mas a mineração de bitcoin está longe de acabar. É preciso apenas saber se adaptar às mudanças.

Mineração de Bitcoin está longe de acabar

Apesar de todos os sinais de alerta mencionados acima, a mineração de bitcoin ou qualquer criptomoeda está longe de morrer. As empresas de mineração ASIC, como Bitmain, ainda estão desenvolvendo tecnologias e criando hardwares mais eficientes que economizam dinheiro dos mineradores em energia e mineram bitcoin mais rápido.

Várias plataformas de mineração em nuvem estão surgindo, oferecendo alternativa mais transparente à indústria de mineração.

Claro, os lucros provavelmente nunca serão tão altos quanto nos primeiros dias, mas ainda é possível fazer uma boa renda passiva se você souber onde procurar.

Alternativas lucrativas para minerar Bitcoin

Se você está procurando complementar sua renda com mineração de bitcoin, existem outras maneiras de ganhar dinheiro.

Você pode minerar criptomoedas alternativas, existem algumas moedas que valem a pena minerar.  Você pode então usar esse dinheiro para pagar suas despesas de mineração, comprar um novo hardware ASIC ou simplesmente investir em criptomoedas de sua escolha. 

Como a indústria continua a crescer, existem várias maneiras de ganhar dinheiro com criptomoedas.

Como calcular a lucratividade de mineração

Existem muitos sites que calculam a lucratividade da mineração para criptomoedas específicas, levando em conta qual equipamento de mineração você usa, seu consumo de energia, custo e outros detalhes. Existem calculadoras mais simples com menos opções, e há outras, muito mais avançadas, que apresentam fatores como: taxa de hash, consumo de energia, custo de energia, taxas da pool, dificuldade de mineração, recompensa por bloco e preço em dólares. 

A lucratividade pode ser calculada para vários períodos: por hora, diariamente, mensalmente e anualmente.

----- Publicidade ------ 
BitcoinTrade
-----

Quando você começa a se envolver na mineração, você pode ficar instantaneamente sobrecarregado com a quantidade de detalhes, pois há muitas coisas que afetam a lucratividade da mineração. Alguns são mais fáceis de usar porque possuem uma interface de usuário simples.

O CryptoCompare tem uma calculadora que apresenta valores padrão para muitas coisas, permite que você ajuste o hash, o consumo de energia, o custo por kWh e a taxa da pool de mineração. Com esses valores, você pode estimar seus lucros diários, semanais, mensais e anuais. No entanto, ele não calcula futuras mudanças de dificuldade, levando a possíveis superestimações.

O CoinWarz tem uma calculadora semelhante ao CryptoCompare, mas ela tem mais opções de personalização, recompensa de bloco, preço do bitcoin em dólar e acrescenta despesas com hardware.

O site 99Bitcoins oferece uma calculadora personalizável semelhante as duas acima, exceto que não ela não tem opções padrões. Esse recurso é útil se você esquecer de redefinir um valor padrão, o que poderia compensar os resultados.

Há também calculadoras que levam em conta mudanças de preço e dificuldade que podem gerar resultados futuros.

O My Crypto Buddy oferece personalização como as demais calculadoras, e também apresenta a opção de colocar variações de dificuldade. Com base nessas entradas, um gráfico da sua renda futura potencial será gerado, permitindo que você observe quais mudanças podem ocorrer em sua lucratividade futura.

O NiceHash permite que o usuário verifique a lucratividade de acordo com o hardware de mineração específico, permitindo que você verifique a lucratividade mensal ao alugar um hardware na NiceHash. Esse tipo de resultado é mais focado em rentabilidade de backtesting do que em previsão.

É importante notar que, quando se trata de mineração de bitcoin, a maioria dos sites apresenta um uma taxa de hash diferente.

site BuybitcoinWorldwide afirma que a taxa de hash da rede bitcoin tem um crescimento de 0,4527678% por dia. Isso significa que, se você comprar 50 TH / s de hardware de mineração, sua participação total na rede diminuirá diariamente em comparação com a taxa de hash geral.

Não é de se admirar que a maioria das calculadoras de mineração de bitcoin mostre lucros que são realmente muito mais inflados do que os resultados reais.

O CryptoGround é outro site que possui calculadoras de mineração para uma ampla lista de moedas.

Conclusão

A mineração de bitcoin ainda pode ser uma ótima maneira de ganhar algum dinheiro passivamente. No entanto, levando em consideração os vários fatores que podem afetar a lucratividade da mineração, é muito difícil ter uma previsão precisa – especialmente quando há alguns fatores que não estão totalmente sob seu controle.

XDEX: Negocie bitcoin com TAXA ZERO. Aproveite também para negociar outras 6 criptomoedas com as menores taxas do mercado. Abra sua conta, é grátis!