como minerar bitcoin

Mineração é o processo de usar um computador para realizar cálculos complexos em blocos de dados que mantêm a rede Bitcoin. Mineradores são recompensados ​​por seus esforços com uma certa quantidade de Bitcoins.

Minerar bitcoins em 2018 não é a mesma coisa que minerar bitcoin em 2012, a complexidade aumentou e os lucros não valem tão a pena dependendo do hardware que você utilizar, isso é, antigamente era possível minerar bitcoins com um computador desktop comum, hoje em dia é necessário um hardware próprio para esta finalidade.

O lucro real que você vai fazer depende de vários fatores. A primeira é a sua taxa de hash – em outras palavras, o poder de processamento real da sua máquina. Computadores projetados para mineração, ou “plataformas” como são comumente conhecidos, exigem grandes quantidades de consumo de eletricidade, o que aumentará os custos de operação. A complexidade da mineração também vai aumentando com o tempo.

O Bitcoin em si é uma criptomoeda volátil e, embora recentemente tenha ganhado enormes valores ela também pode perder valor. Tenha isso em mente e decida se você pretende segurar os BTC minerados  em vez de vender imediatamente após a mineração.

Embora você consiga tecnicamente minerar Bitcoin sozinho, é muito improvável que seu equipamento resolva sozinho as somas complexas necessárias para receber uma recompensa. Em vez disso, você precisará ingressar em uma pool de mineração (Piscina). Pool é um conjunto de várias máquinas conectadas envolvidas em um esforço colaborativo de mineração. As recompensas do Bitcoin obtidas são compartilhadas entre todos que contribuem com poder de processamento.

Observe que o modo como os lucros são compartilhados pode variar de uma pool para outra. Você pode aprender mais sobre mineração em pool no Bitcoin Wiki .

 

Como minerar Bitcoin

1. Escolha seu HARDWARE

A forma mais fácil – não barata – de minerar Bitcoin é com um dispositivo ASIC como o AntMiner S9. Esses equipamentos são projetados especificamente para mineração de bitcoins, o que significa que eles proporcionam maior retorno sobre o investimento.

Antminer S9
Antminer S9

No entanto, como mencionado, estes dispositivos ASIC são extremamente caros. O S9 por exemplo é vendido por cerca de R$ 10.000. Eventualmente você precisará comprar uma fonte de alimentação separada, que tem mais um custo de aproximadamente R$1.500. Esses dispositivos são normalmente projetados especificamente para minerar Bitcoin e não funcionarão bem se você tentar usá-los para minerar outras criptomoedas.

Alternativamente, você pode construir seu próprio equipamento de mineração Bitcoin. Embora não sejam tão eficientes em termos de potência e taxa de hash, elas exigem menos despesas antecipadas e podem minerar outras criptomoedas além do BTC.

Se você quiser criar seu próprio computador de mineração nós temos vários artigos que podem te ajudar:

Melhores computadores mineraçãoEm termos simples, você pode comprar um computador pronto ou montar um do zero, são computadores com várias placas de vídeo poderosas. Essas GPUs são feitas principalmente para renderizar gráficos complexos de jogos, mas também servem bem para lidar com os complexos cálculos envolvidos na mineração de Bitcoin.

Você ainda pode alugar processamento hash de empresas de mineração em nuvem. Essas empresas têm datacenters dedicados à mineração de Bitcoins. Por serem centralizadas, podem comprar máquinas a granel e usar métodos eficientes para gerar eletricidade.

A maioria das empresas oferece uma quantidade fixa de Gigahash Seconds (GH / s) de energia de mineração. A vantagem dessa abordagem é que você não precisa comprar nenhum equipamento caro. As taxas para a mineração em nuvem irão variar. Um ponto a ser cauteloso são as fraudes que se apresentam em empresas de mineração em nuvem.

Algumas empresas conhecidas que vendem mineração em nuvem são:


2. Configure sua carteira

Depois de decidir qual equipamento de mineração é ideal para você, será necessário criar uma carteira de Bitcoins para armazenar seus lucros.

Se seu objetivo é explorar a mineração como um investimento e não planeja gastar nenhuma das suas moedas tão cedo, considere usar o site Bitcoin Paper Wallet Generator para criar uma carteira de papel e anote o endereço “público” para receber os pagamentos. Você poderá verificar o saldo de sua carteira a qualquer momento utilizando o Blockchain.info. Não permita que ninguém veja suas chaves privadas caso contrário, elas terão controle em seu dinheiro virtual.

Se você planeja retirar o lucro da mineração regularmente, considere o uso de uma carteira para Windows, Linux, Mac ou até mesmo celular. Caso você não saiba qual carteira usar, nos temos algumas listas das melhores carteiras que você pode usar:

Exodus Wallet

Se você usar uma carteira no seu computador ou celular, considere reforços de segurança, não utilize programas de torrent ou sites duvidosos, salve sua seed em um local seguro e não permita que ele seja utilizado por terceiros.


3. Escolha uma pool de mineração Bitcoin

A próxima etapa é se cadastrar em uma pool de mineração; As pools existem como uma maneira de vários dispositivos trabalharem juntos pela Internet, somando seus recursos na realização de cálculos complexos para gerar blocos de dados. A ‘recompensa’ da mineração é então dividida proporcionalmente entre cada participante.

Você pode encontrar uma lista de pools na wiki do Bitcoin. Ou você pode usar umas das 5 mais conhecidas que recomendamos:

----- Publicidade ------ 
BitcoinTrade
-----

O método usado para distribuição de recompensas e o valor final que você receberá dependerão da pool de mineração em questão. Acesse as páginas das pools e escolha a que você achar melhor.

Você precisa informar a sua pool de mineração onde e quando enviar os lucros de sua mineração. Na maioria das pools você pode fazer isso clicando em “Configurações” e em seguida, clicar em “pagamentos”. Você deverá cadastrar a “nova carteira” colando seu endereço público.

Algumas pools permitem que você escolha o limite de pagamento – em outras palavras, quantos BTC você precisa ter minado antes que o Pool envie fundos para sua carteira. Isso é útil, pois, embora seja arriscado deixar grandes quantidades de BTC em uma carteira on-line, as taxas de transação para o envio de BTC pela rede costumam variar e ficar alta, então você pode acabar perdendo valor em taxas com vários pagamentos menores. Escolha livremente e com sabedoria.

As pools de mineração são alvos para hackers por razões óbvias. Certifique-se de que ninguém pode potencialmente roubar seus Bitcoins, primeiro verifique se a sua pool usa SSL (https). Isso significa que sua conexão é segura – na maioria dos navegadores, você verá um ícone de cadeado (na barra de endereço), se for esse o caso.

Algumas pools permitem que você proteja o acesso à sua conta usando a autenticação de dois fatores (2FA). Isso mantém um segundo passo para acesso na conta, portanto, é outro obstáculo para impedir que invasores roubem seu dinheiro. Ative o recurso utilizando o Google Authenticator ou Authy.

4. Escolha o Software de mineração

É necessário agora baixar um software de mineração para seu PC. Você pode ver nossa lista com os melhores softwares de mineração ou utilizar o GUIMiner que tem uma interface muito simples.

Diferente de outros softwares de mineração, o GUIMiner é um frontend gráfico para mineração de Bitcoins que oferece uma forma conveniente de operar mineradores de Bitcoins a partir de uma interface gráfica. Ele suporta GPUs AMD e NVIDIA, assim como mineração por CPU. Você pode escolher entre mineração em grupo e mineração individual – o software possui uma lista de grupos de mineração para você escolher.

Gui MinerInicie o GUIMiner e selecione a pool que você realizou cadastro no menu Server. Digite o nome do “worker” que foi criado quando você registrou sua conta – será [username] .worker1 – e insira a senha. Selecione sua placa de vídeo no menu Dispositivo e, em seguida, pressione o botão “Iniciar mineração” para começar.

O software agora se comunicará com os servidores para obter compartilhamentos de recursos na mineração. Você verá sua taxa de hash no canto inferior direito e o estado atual do trabalho na barra inferior. Você também pode ver o console (útil se você tiver problemas de conexão) ou uma página de resumo (ótima se você tiver várias GPUS) através do menu Exibir.

Se você estiver executando uma plataforma de mineração em vez de usar um hardware especializado, poderá fazer alguns pequenos ajustes para garantir que ela funcione com eficiência máxima. Para fazer isso, você precisa fazer uma pesquisa rápida para ver quais são as recomendações para sua placa de vídeo. Dê uma olhada na página de comparação de hardware de mineração e pesquise sua placa na tabela.

A informação que você precisa desta tabela está na coluna Notas.


5. Ajuste de desempenho

Conforme mencionamos acima, você pode querer fazer ajustes na sua placa de vídeo como overclock para obter melhor desempenho.

overclock placa de vídeo mineraçãoUtilize o utilitário Precision X da EVGA para fazer isso . É possível também ajustar a placa com as ferramentas de overclock que fazem parte dos drivers Catalyst da AMD.


6. Evite aquecimento

Se estiver usando uma ASIC Miner especializada ou seu próprio computador, observe que ele tende a ficar muito quente ao minerar bitcoin. Portanto, certifique-se de colocar seu hardware de mineração em algum lugar com boa ventilação para que o calor possa se dissipar facilmente.

Certifique-se de considerar os custos de ar condicionado e / ou outro equipamento de resfriamento em seus cálculos de mineração para ter certeza de que ainda está administrando um modelo lucrativo.

Se você mora em um lugar frio, você pode seguir os passos dos siberianos espertos e usar o excesso de calor da mineração ‘para aquecer sua casa’

6. Mantenha a mineração lucrativa

À medida que popularidade da criptomoeda cresce, e mais equipamentos começam minerar, a dificuldade de mineração aumenta e seus lucros vão diminuir. Os maiores lucros da mineração geralmente são obtidos por datacenters estabelecidos em locais onde a energia é barata, como a China. Como um minerador amador, você pode maximizar seus lucros usando equipamentos ASIC e mantendo os custos de eletricidade baixos.

Se, “mudar para a China” não esteja nos seus planos, você pode aumentar o desempenho do seu equipamento usando uma fonte de alimentação eficiente. Você pode obter ajuda com isso na seção Pools dos fóruns do BitcoinTalk .

Uma maneira alternativa é usar energia renovável para alimentar sua máquina de mineração – por exemplo, instalando painéis solares em sua propriedade.

Os painéis solares, em particular, são afetados não apenas pela quantidade de luz solar que recebem, mas pela área da superfície, o ângulo em que são colocados e a direção em que estão voltados. Procure um instalador qualificado, explique suas necessidades e acerte as coisas.

Considere usar um monitor de uso de eletricidade para medir o consumo de energia do seu dispositivo de mineração em kWh (quilowatts-hora). Estes são muito baratos e estão disponíveis em qualquer loja de hardware.

Lembre-se que atualmente a recompensa pela mineração do Bitcoin é dividida a cada 210.000 blocos. Você pode encontrar uma explicação mais detalhada sobre isso na Wiki Bitcoin , mas essencialmente, isso significa que a mineração se torna menos lucrativa com o tempo, a menos que você possa aumentar sua taxa de hash – ou o valor do Bitcoin aumentar.


7. Minerar outra criptomoeda e trocar por bitcoin

Pois bem, o Bitcoin é a primeira criptomoeda criada e existem mais de 3000 no momento, você pode minerar quase que todas elas com seu computador, várias são mais lucrativas que o próprio bitcoin e mesmo que você minere uma moeda alternativa, você poderá trocar por bitcoin mais tarde.

Todas as criptomoedas vão passando por um processo de aumento de complexidade de mineração, então, a moeda que era melhor de se minerar no ano passado não é a de hoje, acesse nossa lista atualizada de quais moedas minerar em 2018 e escolha uma que possui lucro garantido.

Você pode optar por manter a criptomoeda que minerar ou troca-la por bitcoin em uma exchange confiável.

8. Se eduque

Acesse o canal do Bitnoob que oferece dicas de mineração no youtube. O conteúdo é de grande qualidade e você vai aprender minerar qualquer criptomoeda em seus vídeos.

9. Veja mais conteúdo internacional

Mining Cryptocurrency

Segurança e Liquidez para operar suas moedas digitais.
Baixe agora nosso aplicativo para iOS e Android
Siga também o nosso Instagram com análises diárias

Mantenha-se atualizado, siga no: Google News, Facebook, Twitter, Feedly, Flipboard, Telegram, Whatsapp, Instagram, ou receba por e-mail.