O mês de fevereiro de 2023 marca o movimento de adoção dos NFTs na rede Bitcoin, com a tecnologia dos Ordinals, que tem movimentado altas taxas para mineradores do ecossistema.
Mesmo marcada como uma tecnologia não interessante para a moeda digital por maximalistas do bitcoin, a adoção da novidade segue chamando atenção de colecionadores.
Nos últimos dias, por exemplo, a coleção Bitcoin Punks emitiu pela primeira vez 10 mil NFTs na maior blockchain do mundo.
Taxas pagas para incluir NFTs em blocos do bitcoin ultrapassam 600 mil dólares e favorecem mineradores
Até o fim de janeiro de 2023, menos de 5 mil dólares haviam sido gastos por colecionadores de NFTs para incluir suas artes na rede do bitcoin, utilizando a tecnologia Ordinals.
No entanto, em fevereiro, até esta terça-feira (14), mais de 630 mil dólares foram gastos para incluir os ativos colecionáveis na maior blockchain.
Ou seja, os mineradores ganharam um valor extra para validar transações que registram os NFTs, que cresce em ritmo acelerado nos últimos dias.
E outra situação que chama atenção da movimentação na rede é a questão do tamanho dos blocos válidos. Isso porque, dados apurados pelo Livecoins mostram que o tamanho tem excedido os 2 megabytes, ao mesmo tempo em que cresce a adoção dos Ordinals.
De acordo com informações da ycharts, com base no dia 13 de fevereiro de 2023, o tamanho dos blocos na rede Bitcoin cresceram 138% na comparação com a mesma data em 2022.
Qual o problema dos polêmicos NFTs?
O Bitcoin é uma moeda digital descentralizada, criada para permitir o envio de valores pela internet em instantes. Como os mineradores recebem o pagamento das taxas para sobreviverem, quanto mais transações, melhor para eles.
Contudo, para os usuários finais da rede, que em muitos países precisam do bitcoin para evitar a censura monetária em seus países, a chegada dos NFTs Ordinals não é nada legal.
Isso porque, as taxas na rede bitcoin tem encarecido os custos para quem precisa enviar valores, enquanto outros apenas validam “macacos e alienígenas” digitais.
Nesta terça, em meio ao crescimento dos Ordinals, o desenvolvedor do Bitcoin, Luke Dash disse que os novos NFTs são perigosos para o ecossistema da moeda digital, muito além de simples ataques de spam.
“Ordinals não são apenas um ataque de spam; eles também são um ataque à fungibilidade do Bitcoin e, se aceitos, quebrariam pelo menos Lightning e CoinJoin.”
PSA: Ordinals aren't _just_ a spam attack; they are also an attack on Bitcoin's fungibility, and if accepted would break at least Lightning and CoinJoin. https://t.co/600PvSl74C
— @LukeDashjr@BitcoinHackers.org on Mastodon (@LukeDashjr) February 14, 2023
Parte dos desenvolvedores trabalham em uma forma de conter o suposto ataque, que cresce cada vez mais.