Ministério da Justiça promove a blockchain no setor público

Evento na próxima segunda reúne especialistas do Brasil e do mundo para o debate sobre o potencial da tecnologia no setor público brasileiro.

-

Siga no
Ministério da Justiça - Palácio
Palácio da Justiça, Brasília; arq.- Oscar Niemeyer - Foto: Leonel Ponce/Flickr
Anúncio

Na próxima segunda-feira (21), o Brasil acompanha um webinário importante sobre tecnologia. Promovido pelo Ministério da Justiça, a tecnologia blockchain aplicada ao setor público será o tema do dia.

Não é a primeira vez em 2020 que o Ministério da Justiça promove debates sobre as criptomoedas em 2020. Como estratégias de combate a corrupção e lavagem de dinheiro, o tema interessa muito para agentes públicos desse ministério.

A ação 8 da ENCCLA que é a responsável pela organização deste evento. A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) tem como Ação 08/2020 elaborar um diagnóstico sobre as possibilidades de uso de tecnologias como a blockchain no setor público.

Ministério da Justiça e Segurança Pública promove um webinar sobre o uso da blockchain no setor público do Brasil

Anúncio

O governo brasileiro de fato tenta entender a aplicação da blockchain nos serviços. Além disso, várias autarquias buscam participar de eventos e debates sobre o tema. Os estados também já observam de perto a tecnologia.

Com grande potencial, a tecnologia blockchain permite avanços em várias situações. Ao registrar dados permanentemente, a tecnologia certamente ganha espaço na luta contra a corrupção.

Dessa forma, a Ação 08/2020 da ENCCLA, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, promove um webinar sobre a tecnologia blockchain. O foco é apresentar conceitos e projetos que já fazem sucesso com essa tecnologia.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, promove o webnário “Blockchain e o Setor Público no Brasil”, dentro da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

Evento conta com a participação da Advocacia-Geral da União, BNDES, Serpro, Receita Federal, Banco Central e outros

O importante evento terá a presença de peso de várias autoridades do Brasil. Com participação de palestrantes da Advocacia-Geral da União, BNDES, Serpro, Receita Federal, Bacen, entre outros, o evento mostra que há um interesse geral na tecnologia blockchain no Brasil hoje.

De fato, em abril de 2020, o governo traçou uma estratégia de digitalizar processos e serviços. Com a estratégia chamada de Governo Digital, o Brasil já implementou várias inovações com blockchain, inteligência artificial, IoT, entre outros. A estratégia deverá durar até 2022 e trazer inovações, principalmente ao reduzir a burocracia no setor público.

No evento da próxima segunda, serão apresentados os guias da blockchain no setor público. Além disso, cases de sucesso que já acontecem no setor público atualmente serão apresentados.

Por fim, o uso da blockchain como plataforma e sua implementação para o futuro do Brasil serão discutidos na parte da tarde. O evento conta com participações internacionais, como Marc Taverner, da INATBA, uma associação que reúne grandes empresas do criptomercado mundial, como Ripple, Lisk, Gnosis, Original My, Maker, entre outros.

O evento, que é gratuito e aberto ao público, contará com transmissão ao vivo pelo YouTube oficial do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ou seja, não é necessária inscrição prévia para participar. Assista também ao vivo aqui no Livecoins no dia 21/09 a partir de 09:30:

Quer ver a programação completa? Acesse este link.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Leia mais sobre:

Últimas notícias

Possível diretor da CVM destaca Bitcoin aquecido

Um possível novo diretor da CVM destaca que o Bitcoin atravessa um momento em 2020 bem aquecido e a autarquia está de olho. O...

PayPal entra no mercado de criptomoedas

O gigante dos pagamentos PayPal anunciou que vai entrar de vez no mercado de criptomoedas, a empresa vai permitir que seus clientes comprem, vendam...

PF pode usar blockchain para identificar pessoas

Uma ferramenta blockchain que identifica pessoas será apresentada para delegados da PF, que pode começar a usar solução caso interesse. Na tarde desta quarta-feira (21),...