Ministério Público receberá treinamento sobre criptomoedas da Binance

Corretora segue promovendo eventos para autoridades que investigam crimes com criptomoedas.

Corretora Binance com símbolo em verde e amarelo
Corretora Binance com símbolo em verde e amarelo

A Binance irá promover um treinamento para o Ministério Público do Rio de Janeiro, após várias fraudes chamarem atenção no estado. Essa capacitação ocorre um mês depois de PF ser treinada pela corretora.

O Ministério Público é um órgão geralmente estadual de investigação, que deve lutar para garantir o cumprimento das leis em uma jurisdição.

No Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ tem cumprido diversos mandados relacionados com crimes envolvendo criptomoedas, principalmente na Região dos Lagos, onde pelo menos 20 empresas estariam operando pirâmides financeiras para investidores.

Essa situação ganhou destaque há cerca de um ano, quando a morte de um trader em via pública chamou atenção para os crimes na região.

Binance promove capacitação para Ministério Público do Rio de Janeiro

Entre os dias 8 e 9 de agosto de 2022, a Binance promoverá um workshop no Rio de Janeiro sobre os temas de blockchain e criptomoedas.

O objetivo é ajudar Promotores de Justiça e investigadores do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRJ, a entender sobre esse tema.

Para realizar a capacitação, o departamento de investigações da exchange abordará os temas de conceitos de blockchain e criptomoedas, políticas de AML (prevenção à lavagem de dinheiro), assim como os processos e ferramentas desenvolvidos pela Binance para colaborar com autoridades no combate a crimes cibernéticos e financeiros.

Após a deflagração da Operação Kryptos, em agosto de 2021, parte das criptomoedas foram detectadas na Binance. Nos últimos dias, a esposa do “faraó dos bitcoins”, Mirelis Zerpa, disse que chorou quando sua conta foi bloqueada, visto que ela tentava continuar pagando clientes via criptomoedas.

Para a palestra no MPRJ, a Binance levará o Chefe de Inteligência e Investigações da Binance para a região Ásia-Pacífico, Jarek Jakubcek, e o Especialista em Investigações da empresa na América Latina, Renato Barreto, que é referência na área de investigações de criptoativos e ex-servidor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Binance diz que pretende fortalecer combate a ilícitos financeiros com capacitações

Em nota ao Livecoins, a Binance informou que pretende continuar a capacitar autoridades brasileiras sobre combate a crimes com criptomoedas.

“A Binance conduziu um workshop semelhante para investigadores da Polícia Federal e órgãos convidados, em Brasília, no final de junho. Esta ação faz parte do trabalho que a exchange vem realizando no mundo todo para aprofundar o entendimento sobre este mercado e fortalecer os trabalhos de prevenção, investigação e combate a ilícitos financeiros.”

Atualmente, essa é a maior corretora em volume a operar no Brasil, segundo dados do Mercado Cripto brasileiro. Chegando formalmente no Brasil, a corretora afirmou nos últimos meses que pretende abrir um escritório no Rio de Janeiro.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias