Ministra do STJ vota contra o fechamento de conta bancária de corretora de criptomoedas

Placar atual da disputa entre Banco Itaú e Mercado Bitcoin é de 1x1. Julgamento foi suspenso pela segunda vez.   

Siga no

Na tarde de ontem, a Ministra Nancy Andrighi do Superior Tribunal de Justiça – STJ, votou a favor do recurso da corretora de criptomoedas Mercado Bitcoin que, na justiça, pede que o Banco Itaú seja impedido de fechar sua conta bancária.

Nancy Andrighi, divergiu do voto do Relator Marco Aurélio Bellizze e, segundo notícia do Valor Econômico, afirmou que:

Ao negar acesso a uma infraestrutura essencial às atividades da Mercado Bitcoin, como o uso da conta corrente,  o banco extrapola os limites do exercício legítimo do direito de romper o contrato, cometendo abuso de direito.”

Após o voto da Ministra Nancy, o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva “pediu vista”, ou seja, solicitou a suspensão do julgamento para análise detalhada do caso, para só depois proferir seu voto.  

 

Uma tarde de vitória para as exchanges brasileiras.

Uma conta bancária é fundamental para a sobrevivência de uma corretora de criptomoedas, vez que a transferência bancária feita por clientes é a principal forma de compra e venda de criptomoedas em uma exchange.

Assim, impedir o acesso das exchanges aos bancos é, de forma indireta, bloquear o acesso de pessoas comuns ao mercado de criptomoedas.

Forçoso destacar que há um um ataque dos bancos contra as exchanges de criptomoedas, o que pode comprometer o funcionamento e desenvolvimento do setor.

Tanto é verdade, que a Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain (ABCB) tem empenhado esforços para que os bancos atendam empresas de criptomoedas.

Por outro lado, no caso em questão e conforme notícia publicada no site da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, o julgamento interessa ao Santander, Banco do Brasil e Bradesco. Os dois primeiros também encerraram as contas da corretora. “O Bradesco nem quis abrir uma conta”, afirmou em defesa oral o advogado da empresa, José Roberto de Castro Neves.

Portanto, o voto de ontem a favor da corretora Mercado Bitcoin, é um voto em favor de todas as exchanges que sofrem problemas semelhantes. Foi uma vitória parcial das exchange sobre os bancos.

 

Previsões sobre o julgamento

Como dito acima, o julgamento foi suspenso por pedido de vista do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva.

Assim, em data futura, ainda não definida pelo Tribunal, o julgamento será retomado, para que os demais Ministros, Ricardo Villas Bôas Cueva, Moura Ribeiro e Paulo de Tarso Sanseverino profiram seus votos.

Importante relembrar que conforme post feito ontem, é esperado que os Ministros Ricardo Villas Bôas Cueva e Paulo de Tarso Sanseverino acompanhem o entendimento da Ministra Nancy.

Assim fizeram em 2013 no julgamento do Recurso Especial nº 1277762 / SP, oportunidade em que os Ministros consideraram abusivo o fechamento de conta corrente de forma unilateral e injustificada pelo Banco Santander.

Portanto, mesmo que o Ministro Moura Ribeiro acompanhe o relator Bellizze, é provável que o placar do julgamento seja 3×2 em favor da corretora Mercado Bitcoin.

REFERÊNCIAS

AMAERJ. Stj começa a julgar fechamento de conta de corretora de bitcoin. Disponível em: <http://amaerj.org.br/noticias/stj-comeca-a-julgar-fechamento-de-conta-de-corretora-de-bitcoin/>. Acesso em: 12 set. 2018.

LIVECOINS. Abcb quer que bancos atendam empresas de criptomoeda novamente. Disponível em: <https://livecoins.com.br/abcb-quer-que-bancos-atendam-empresas-de-criptomoeda-novamente/>. Acesso em: 12 set. 2018.

LIVECOINS. Stj retoma julgamento sobre o fechamento de conta bancária da exchange mercado bitcoin pelo banco itaú. Disponível em: <https://livecoins.com.br/stj-reinicia-julgamento-sobre-o-fechamento-de-conta-bancaria-da-exchange-mercado-bitcoin-pelo-banco-itau/>. Acesso em: 12 set. 2018.

STJ. Recurso especial nº 1.277.762 – sp (2011/0177081-9). Disponível em: <https://ww2.stj.jus.br/processo/revista/documento/mediado/?componente=atc>. Acesso em: 12 set. 2018.

STJ. Resp nº 1696214 / sp (2017/0224433-4). Disponível em: <https://a2v.stj.jus.br/processo/pesquisa/?usuarioperfiltipo=advogadocerficadodigital&tipopesquisa=tipopesquisanumeroregistro&termo=2017/0224433-4>. Acesso em: 12 set. 2018.

VALOR. Disputa entre itaú unibanco e mercado bitcoin está empatada. Disponível em: <https://www.valor.com.br/legislacao/5828255/disputa-entre-itau-unibanco-e-mercado-bitcoin-esta-empatada>. Acesso em: 12 set. 2018.

 

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Raphael Souza
Raphael Souzahttps://rsouzaadvocacia.com
Advogado especialista em criptomoedas | ajudo resolver problemas jurídicos que envolvem bitcoin e outros criptoativos. email: contato@rsouzaadvocacia.com

Empresa cria solução de backup quase indestrutível para carteira Bitcoin

Proteger chaves de carteiras de criptomoedas é um ponto fundamental para garantir a segurança dos ativos digitais, pensando nisso, uma empresa brasileira desenvolveu uma...
Mulher com aplicativo de Bitcoin comprar e vender

Ex-presidente da CVM faz alertas sobre compra de Bitcoin por empresas de capital aberto

A compra de criptomoedas por grandes empresas continua a chamar atenção do mercado financeiro, com algumas se questionando se elas podem ou não comprar...
Empresa Suzano Celulose

Suzano manda oficiar corretoras de criptomoedas em processo na justiça

Em um processo que corre na justiça desde 2018, movido pela Suzano Papel e Celulose S/A, a justiça mandou oficiar algumas corretoras de criptomoedas....

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias