Ministro do STF suspende extradição de criador da Telexfree

O Ministro Marco Aurélio foi relator da ação rescisória no Supremo Tribunal Federal, permitindo que o acusado permaneça no Brasil enquanto o processo de recurso for julgado.

Siga no
Pirâmide
Pirâmide

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, concedeu uma liminar em ação rescisória para suspender a extradição de Carlos Wanzeler, cofundador da empresa acusada de esquema ponzi Telexfree. Wanzeler seria extraditado para os Estados Unidos, onde passaria por julgamento por diferentes crimes financeiros.

A decisão de extraditar Wanzeler foi tomada no dia 25 de setembro, também pelo STF, logo após o empresário acusado de golpe ter perdido a cidadania brasileira. Agora uma nova decisão, realizada no dia 7 de outubro e publicada no final dessa semana, concedeu a liminar para suspender a extradição até que o processo de recurso seja devidamente julgado.

Wanzeler responde a diversas ações penais nos Estados Unidos, onde é considerado foragido, por envolvimento no esquema de pirâmide financeira por meio da empresa Telexfree. Wanzeler se naturalizou estadunidense, mas quando foi intimado a depor pela justiça dos EUA, fugiu para o Brasil.

Wanzeler também foi denunciado pelo Ministério Público Federal por lavagem de dinheiro e evasão de divisas em operações financeiras no Brasil e nos Estados Unidos, e também responde processo por aqui.

No entanto, ele vem brigando desde 2018 para não perder a cidadania brasileira e ser extraditado (já que a justiça dos EUA tende a ser mais severa com casos como esse).

E após perder a cidadania e ter a extradição autorizada, a defesa realizada pelo escritório Almeida Castro Advogado Associados pediu a revogação da decisão por ofensa à Constituição e à Convenção para a Redução dos Casos de Apatridia, justamente contra a decisão de expatriar Wanzeler.

Sendo assim, o Ministro Marco Aurélio foi relator da ação rescisória no Supremo Tribunal Federal, permitindo que o acusado permaneça no Brasil enquanto o processo de recurso for julgado. Mesmo se Wanzeler for extraditado após esse processo, a Justiça Brasileira fez um acordo com a Justiça dos EUA para garantir que ele tenha pena máxima condizente com as regras brasileiras.

Criador da Telexfree também é julgado no Brasil

Criador telexfree
Carlos Wanzeler, co-criador da Telexfree

A Telexfree deu golpes tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, com seus criadores se envolvendo com crimes de pirâmide financeira e lavagem de dinheiro. Nos EUA, segundo as investigações, uma testemunha contou ter sido procurada para tratar de um esquema para enviar US $ 40 milhões à China, a mando de Wanzeler.

Já aqui no Brasil, a investigação do Ministério Público Federal (MPF) garante que os golpes da Telexfree renderam mais de R$ 213 milhões para o empresário. A família de Carlos é acusada de envolvimento em mais de R$ 23 milhões.

As investigações ocorrem de forma independente, com Wanzeler podendo ser julgado e condenado duas vezes, caso a extradição aconteça.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Roberto von der Osten, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT)

Bitcoin é inevitável, diz sindicalista da CUT

O sindicalista Secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Sistema Financeiro (CONTRAF-CUT), Roberto von der Osten, disse em um programa de...

Axie Infinity não pagará mais jogadores iniciantes

Axie Infinity ainda é um dos grandes sucessos dos jogos blockchain, representando uma oportunidade para muitos conseguirem ganhar enquanto jogam. No entanto, novas mudanças...
Bitcoin e criptomoedas em ETF

NASDAQ indica que ETF de Bitcoin pode ter sido aprovado, preço dispara

Os investidores de Bitcoin tem aguardado ansiosamente por uma possível aprovação de um ETF de Bitcoin, o que poderia fazer o preço do ativo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias