O que Karl Marx, Mises e Benjamin Franklin diriam sobre o Bitcoin? Inteligência artificial responde

O Livecoins recorreu à inteligência artificial ChatGPT para responder qual seria a opinião de algumas destas pessoas sobre o Bitcoin.

Já sabemos o que Elon Musk, Donald Trump e Paulo Guedes pensam sobre o Bitcoin. No entanto, muitos outras figuras históricas nem sequer imaginaram que um dia as criptomoedas poderiam existir.

Estamos falando de nomes como Albert Einstein, Benjamin Franklin, Henry Ford, Ludwig von Mises e até mesmo Karl Marx.

Para matar esta curiosidade, o Livecoins recorreu à inteligência artificial ChatGPT para responder qual seria a opinião de algumas destas pessoas sobre o Bitcoin.

O que Benjamin Franklin pensaria sobre o Bitcoin?

Além de ter sido um dos líderes da Revolução Americana, Benjamin Franklin (1706 – 1790) também estampa as notas de 100 dólares, sendo um famoso nome na história dos EUA.

Falecido em 1790, há 232 anos, nem sequer sonhou com computadores, quanto mais com blockchain. No entanto, o ChatGPT nos ajudou a imaginar qual seria o ponto de vista de Franklin sobre o Bitcoin.

“Com base em seus escritos e crenças, é provável que ele se interessasse na tecnologia e em seu potencial para interromper os sistemas financeiros tradicionais.”

“Benjamin Franklin foi um forte defensor do pensamento inovador e das novas tecnologias, e poderia ficar intrigado com a natureza descentralizada do bitcoin e da tecnologia blockchain”, escreve o ChatGPT. “Além disso, ele era uma pessoa muito frugal e um defensor da vida simples, então a ideia de uma moeda que pudesse ser usada global e anonimamente teria chamado sua atenção.”

O que Ludwig von Mises pensaria sobre o Bitcoin?

Economista da Escola Austríaca, Ludwig von Mises (1881 – 1973) é frequentemente associado ao Bitcoin devido as suas críticas à inflação das moedas fiduciárias. No entanto, o ChatGPT afirmou que Mises “teria opiniões divergentes sobre o bitcoin”, notando os seguintes pontos.

“Por um lado, ele provavelmente seria a favor da natureza descentralizada e não inflacionária do bitcoin”, nota o ChatGPT. “Ele acreditava no poder do mercado e na importância de uma moeda sólida, teria visto mérito no conceito de uma moeda que não é controlada por nenhuma autoridade central, e que é limitada em sua oferta, isso se alinha com seus pontos de vista do padrão-ouro.”

“Por outro lado, Mises provavelmente teria se preocupado com a natureza especulativa do bitcoin e o potencial de ser usado para atividades ilegais. Ele era muito crítico em relação ao unsound money e à inflação, e também argumentou que a moeda deveria ser baseada no valor objetivo e não apenas no valor especulativo”, contrapõe a IA. “Ele teria provavelmente levantado algumas questões sobre a estabilidade de longo prazo da moeda e sua capacidade de sustentar um valor estável ao longo do tempo.”

Por fim, a IA nota que “as opiniões de Mises foram formadas durante um período em que os sistemas monetário e financeiro eram bem diferentes do que são hoje”, notando que seu palpite é arriscado.

O que Karl Marx diria sobre o Bitcoin?

Sempre associado ao socialismo, é natural pensar que Karl Marx (1818 – 1883) não enxergaria o Bitcoin com bons olhos. Para surpresa de poucos, o ChatGPT também acredita nisso.

“A natureza descentralizada e não controlada pelo Estado do bitcoin estaria em oposição direta às crenças de Marx.”

“Ele teria visto o Bitcoin como uma ferramenta para a classe capitalista escapar do controle e regulamentação do estado e, como tal, teria servido para fortalecer o poder da classe dominante sobre a classe trabalhadora”, aponta a IA do ChatGPT.

“Além disso, Marx também teria criticado a natureza especulativa do bitcoin e sua tendência a criar bolhas financeiras e seu potencial impacto na classe trabalhadora.”

O ChatGPT segue, apontando que Marx veria as criptomoedas como “uma forma de explorar ainda mais a classe trabalhadora, tornando mais difícil rastrear, regular e tributar a riqueza”. Seguindo, também nota que “devido às suas críticas ao capitalismo, é provável que ele tivesse reservas significativas sobre o desenvolvimento de tal tecnologia e o sistema econômico que ela suporta.”

Albert Einstein, Henry Ford e Nikola Tesla

Por fim, também questionamos quais seriam as opiniões de outras figuras históricas mais distantes do setor financeiro.

Dado isso, o ChatGPT afirma que o físico Albert Einstein (1879 – 1955) teria olhado para o Bitcoin “de uma perspectiva mais matemática ou técnica do que econômica.”

Sobre Nikola Tesla (1856 – 1943), a IA aponta que o inventor sempre esteve ligado aos avanços tecnológicos de seu tempo. Portanto, poderia ter ficado “intrigado com os benefícios potenciais de uma moeda digital descentralizada que poderia facilitar transações globais e inclusão financeira”, bem como nos casos de uso da blockchain.

Já Henry Ford (1863 – 1947), foi lembrado pelo seu esforço em reduzir custos de produção, tornando seu produto mais acessível. “Nesse sentido, pode-se argumentar que ele estaria aberto à ideia de uma moeda digital descentralizada que pudesse facilitar transações globais com custos baixos”, conclui o ChatGPT.

A favor ou contra, o fato é que estes e outras tantas figuras históricas também seriam sugados pelo Bitcoin.

Afinal, alguns deles poderiam acreditar que esta é uma das maiores revoluções do dinheiro, e teriam argumentos de sobra para debater com aqueles que não o enxergam como uma bolha financeira.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias