Moeda da Turquia é mais volátil que bitcoin

A lira despencou no último trimestre de 2021, quando a Turquia cortou as taxas de juros em meio à alta inflação.

Siga no

A volatilidade de 90 dias da moeda turca, uma medida de quanto o preço oscilou de sua média, em relação ao dólar dos EUA aumentou para 65% anualizado, de acordo com dados do TradingView. Um aumento de cinco vezes em dois meses. Ao mesmo tempo, a volatilidade histórica do Bitcoin caiu para 61%.

O aumento da volatilidade implica que os preços estão subindo mais que o normal. A lira turca é uma moeda fiduciária controlada pelo governo, logo, sugere-se de que seja um ativo estável, mas ela está mais volátil que o bitcoin, que é descentralizado, em uma rede composta por diversas pessoas.

O bitcon é muitas vezes criticado por sua volatilidade, ou por não possuir um “lastro”, no entanto, é possível considerar que o lastro do bitcoin está residido na segurança descentralizada e verificável da rede. 

Enquanto isso, as moedas fiduciárias seguem o lastro em dólar que, por sua vez, é baseado apenas na confiança nos políticos e em suas medidas econômicas, que muitas vezes são nefastas e apenas pioram a economia do país. 

A lira caiu cerca de 9 por dólar para 18,50. Depois seguiu para um patamar de 10 liras turcas por dólar e, até o momento, está sendo negociada por 13,83. O presidente turco Recep Tayyip Erdogan seguiu uma estratégia de redução das taxas de juros em tempos de alta da inflação e demitiu os banqueiros centrais que se opuseram aos cortes.

Em novembro, a lira enfraqueceu quando a Turquia cortou os custos dos empréstimos pelo terceiro mês consecutivo, mesmo com a alta da inflação. Ao lutar contra a inflação alta, os países normalmente usam aumentos de taxas e outras ferramentas para sugar a liquidez do mercado.

Aumentos nas taxas aumentam o rendimento da moeda nacional e normalmente levam à valorização da taxa de câmbio. À medida que a moeda se fortalece, o custo dos produtos importados diminui.

Dólar/ Lira Turca. Fonte: TradindView

A volatilidade histórica de 90 dias da lira é agora significativamente maior do que as das principais moedas fiduciárias, como o euro, a libra e o iene. Ainda assim, permanece menos volátil do que criptomoedas meme, como Dogecoin e Shiba Inu.

Por outro lado, o bitcoin tem uma política programada de emissão de moeda, cujo limite é de ate 21 milhões de unidades, com uma diminuição de 50% na emissão a cada 4 anos, evento chamado halving

Portanto, mesmo que o bitcoin enfrente mudanças de preço, como atualmente, devido as medidas tomadas pelo governo do Cazaquistão, que interfere na atividade dos minerados e Fed, o bitcoin continua sendo um ativo resiliente a pressões externas, onde se recupera rapidamente e não sofre interferências diretas de nenhum governo. 

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Eduarda Lobatohttp://eduarda.substack.com
Entusiasta de Bitcoin, Blockchain e outras tecnologias relacionadas ao mundo cripto.
Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki diz que crash do Bitcoin é uma “excelente notícia” – “Hora de...

Não é segredo para ninguém que o mercado de criptomoedas está em um período bem complicado, com uma correção que começou na virada do...
XP Investimentos e gráficos ao fundo

XP Investimentos lança fundo focado em metaverso

A XP Investimentos e a corretora Rico anunciaram nesta segunda-feira (24) um fundo focado no metaverso, que estará disponível para seus clientes. A XP...

Nova ameaça ao Ethereum? Fantom ultrapassa Solana, BSC e Avalanche

Com o setor DeFi ainda sendo um ponto importante para o mercado de criptomoedas e diferentes ecossistemas, uma rede está se destacando em relação...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias