Moeda digital da China pode ser uma arma

A China está travando uma batalha contra o dólar americano através de sua moeda digital.

Siga no
Digital-Yuan
Digital-Yuan

De acordo com um artigo publicado pela CNN, a China quer acabar com o domínio do dólar americano sobre o sistema financeiro global. O texto publicado por Laura He diz que os reguladores chineses sugeriram que a adoção em massa do “yuan digital” poderia ajudar a China a realizar este sonho do partido comunista chinês: “Acabar com o monopólio do dólar americano e aumentar a influência da moeda chinesa no cenário internacional.

Para alcançar o objetivo, a moeda digital da China seria uma arma que pode ajuda-la.

A moeda digital pode ajudar a China a mitigar vários riscos econômicos, especialmente porque as tensões com os Estados Unidos continuam a todo vapor.

Se o governo dos EUA proibisse os bancos chineses de usar SWIFT – serviço que movimenta dinheiro pelo sistema bancário global -, pessoas e empresas poderiam usar o yuan digital em transações internacionais, de acordo com Chan do UBP.

No ano passado, a China permitiu que o valor de sua moeda caísse abaixo de sete yuans em relação ao dólar norte-americano pela primeira vez desde 2008, aumentando preocupações de investidores sobre uma escalada na guerra comercial entre os países.

Analistas de Wall Street disseram que a China poderia estar começando uma guerra fria cambial com os EUA depois que Trump ameaçou impor uma taxa de 10% sobre US $ 300 bilhões em produtos chineses.

O presidente Donald Trump sugeriu em um tuíte que a China estava manipulando a moeda propositalmente e pediu uma resposta do banco central americando, o FED.

Guerra fria?

A moeda digital da China começou a ser desenvolvida em 2014, de acordo com o Banco Popular da China. O projeto agora está em testes em 4 cidades, Xiong’an, Suzhou, Shenzhen e  Chengdu.

O banco central chinês não explicou na época suas motivações para desenvolver uma moeda digital. O projeto só foi anunciado no ano passado depois de o banco central reconhecer que se sente ameaçado pela rapidez com que as criptomoedas estão evoluindo.

De acordo com a Forbes, apesar de tensões entre os países estarem aumentando, uma guerra fria monetária não é a maneira certa de explicar o comportamento chinês, mas a moeda digital da China é uma arma capaz de derrubar o dólar como uma hegemonia financeira.

“A China está travando uma insurgência contra o dólar americano através de sua moeda digital. Como todas as insurgências, esta é motivada por uma crença de que o país está pronto para reivindicar seu lugar de liderança, não apenas política e militarmente, mas também economicamente.”

De acordo com a CNN, no entanto, as ambições de Pequim podem demorar muito para que sejam realizadas.

O yuan é responsável por pouco mais de 4% das transações internacionais, O dólar norte-americano representa 88%.

Imagem CNN. Dólar VS Yuan
Imagem CNN. Dólar VS Yuan

Embora a China esteja muito adiantada no desenvolvimento de sua moeda digital, os EUA estão correndo para desenvolver o dólar digital.

Resta saber quem vai vencer a “guerra”.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Twitter implementa pagamentos com Bitcoin

Após uma série de testes realizada pela plataforma no início deste mês, finalmente o Twitter liberou a opção de usar Bitcoin em sua plataforma. O...
Bitcoin regulação. Imagem: ShutterStock

Reguladores correm contra o tempo para regular criptomoedas

Após mais de uma década da criação do Bitcoin e do desdenho do governo, o setor de criptomoedas se tornou grande demais para ser...
Corretora de criptomoedas do BTG Pactual

BTG Pactual divulga vaga de emprego para sua corretora de criptomoedas

O BTG Pactual publicou a primeira vaga de emprego para sua corretora de criptomoedas que será lançada em breve no Brasil. Chamada Mynt, o anúncio...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias