Moeda digital da China pode ser uma arma

A China está travando uma batalha contra o dólar americano através de sua moeda digital.

Siga no
Digital-Yuan
Digital-Yuan

De acordo com um artigo publicado pela CNN, a China quer acabar com o domínio do dólar americano sobre o sistema financeiro global. O texto publicado por Laura He diz que os reguladores chineses sugeriram que a adoção em massa do “yuan digital” poderia ajudar a China a realizar este sonho do partido comunista chinês: “Acabar com o monopólio do dólar americano e aumentar a influência da moeda chinesa no cenário internacional.

Para alcançar o objetivo, a moeda digital da China seria uma arma que pode ajuda-la.

A moeda digital pode ajudar a China a mitigar vários riscos econômicos, especialmente porque as tensões com os Estados Unidos continuam a todo vapor.

Se o governo dos EUA proibisse os bancos chineses de usar SWIFT – serviço que movimenta dinheiro pelo sistema bancário global -, pessoas e empresas poderiam usar o yuan digital em transações internacionais, de acordo com Chan do UBP.

No ano passado, a China permitiu que o valor de sua moeda caísse abaixo de sete yuans em relação ao dólar norte-americano pela primeira vez desde 2008, aumentando preocupações de investidores sobre uma escalada na guerra comercial entre os países.

Analistas de Wall Street disseram que a China poderia estar começando uma guerra fria cambial com os EUA depois que Trump ameaçou impor uma taxa de 10% sobre US $ 300 bilhões em produtos chineses.

O presidente Donald Trump sugeriu em um tuíte que a China estava manipulando a moeda propositalmente e pediu uma resposta do banco central americando, o FED.

Guerra fria?

A moeda digital da China começou a ser desenvolvida em 2014, de acordo com o Banco Popular da China. O projeto agora está em testes em 4 cidades, Xiong’an, Suzhou, Shenzhen e  Chengdu.

O banco central chinês não explicou na época suas motivações para desenvolver uma moeda digital. O projeto só foi anunciado no ano passado depois de o banco central reconhecer que se sente ameaçado pela rapidez com que as criptomoedas estão evoluindo.

De acordo com a Forbes, apesar de tensões entre os países estarem aumentando, uma guerra fria monetária não é a maneira certa de explicar o comportamento chinês, mas a moeda digital da China é uma arma capaz de derrubar o dólar como uma hegemonia financeira.

“A China está travando uma insurgência contra o dólar americano através de sua moeda digital. Como todas as insurgências, esta é motivada por uma crença de que o país está pronto para reivindicar seu lugar de liderança, não apenas política e militarmente, mas também economicamente.”

De acordo com a CNN, no entanto, as ambições de Pequim podem demorar muito para que sejam realizadas.

O yuan é responsável por pouco mais de 4% das transações internacionais, O dólar norte-americano representa 88%.

Imagem CNN. Dólar VS Yuan
Imagem CNN. Dólar VS Yuan

Embora a China esteja muito adiantada no desenvolvimento de sua moeda digital, os EUA estão correndo para desenvolver o dólar digital.

Resta saber quem vai vencer a “guerra”.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Bitcoin Crash. Imagem: ShutterStock

Crash do Bitcoin? Entenda os fundamentos

Ciclo de alta, euforia, todo mundo falando do Bitcoin, pessoas se alavancando demais, achando que preço nunca iria parar de subir. Logo vem as...
Queda massiva e brutal do Bitcoin

Bitcoin cai abaixo de US$ 30 mil e vira trends topics do Twitter, veja...

O preço do Bitcoin caiu nesta terça-feira (22) para níveis preocupantes no mercado, chegando até a virar destaque nos trends do Twitter Brasil. Ao...
Corinthians Token para Torcedores

Criptomoeda do Corinthians chegará em breve após parceria com Chiliz

O Corinthians, em parceria com a Chiliz e Socio.com, lançará uma criptomoeda para torcedores e cerca de 35 milhões de fãs poderão ajudar o...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias