Participando do evento Dealbook organizado pelo The New York Times, a Secretária do Tesouso americano Janet Yellen expressou suas contínuas preocupações com o setor das criptomoedas, considerando a queda da FTX como o “momento Lehman” desta indústria.
Yellen se refere a falência do Lehman Brothers em 2008, causada pela crise dos subprimes. Fundado em 1850, tal banco teve uma duração mais longa que a FTX, mas nem a sua história, nem a forte regulação sobre bancos conseguiu livrá-lo da falência.
Sobre o evento, Dealbook, até mesmo Sam Bankman-Fried deve participar do mesmo. Sua presença gerou certa revolta pela comunidade, que acusa a grande mídia de estar pegando leve com o ex-bilionário que deixou milhões de clientes no prejuízo.
Secretária do Tesouro dos EUA mostra-se preocupada com as criptomoedas
Sobre seu ceticismo sobre as criptomoedas, Janet Yellen afirmou que “tem sido cética e continua bastante cética”, dando ênfase as consequências da falência da FTX, então terceira maior corretora de criptomoedas do mundo.
“É um momento Lehman dentro das criptomoedas e elas são grandes o suficiente para causar danos substanciais aos investidores e, principalmente, às pessoas que não estão muito bem informadas sobre os riscos que estão correndo, e isso é muito ruim.”
Seguindo, nota que o setor precisa de regulamentação, sendo uma medida para proteger investidores.
“Acredito que tudo o que vivemos nas últimas semanas, mas também antes, diz que este é um setor que realmente precisa de regulamentação adequada.”
Finalizando, comentou que nunca se encontrou com Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, e que não cogita fazer isso agora.
Sam Bankman-Fried também participará do mesmo evento
Embora não ocupe mais o cargo de CEO de sua própria corretora, a FTX, Sam Bankman-Fried também deve participar do evento Dealbook realizado pelo The New York Times, que, além de Janet Yellen, também contou com a presença do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
“Estarei conversando com Andrew Sorkin no Dealbook Summit na próxima quarta-feira (30/11).”
I’ll be speaking with @andrewrsorkin at the @dealbook summit next Wednesday (11/30). https://t.co/QocjPtCVvC
— SBF (@SBF_FTX) November 23, 2022
Sua presença marcada irritou investidores, principalmente aqueles lesados pela falência da FTX, mas também outros nomes como Elon Musk.
“Isso realmente ainda está acontecendo @nytimes?” questionou Elon Musk ao observar o nome de Sam Bankman-Fried como um dos convidados.
Is this really still happening @nytimes?
— Elon Musk (@elonmusk) November 24, 2022
Obviamente a imagem acima está editada, mas Sam Bankman-Fried realmente aparece listado no evento.
Outros pegaram mais pesado, mostrando outros convidados ainda menos amigáveis, como os falecidos Bernie Madoff e Osama Bin Laden ao lado de SBF. Até mesmo alguns personagens fictícios, como Thanos e Voldemort foram inseridos na montagem.
Por fim, tudo indica que o fundador da FTX realmente comparecerá ao evento, podendo ser a sua primeira entrevista em vídeo após a falência de sua corretora.