Motivos que podem fazer SEC aprovar ETFs Bitcoin

A SEC tem diversos motivos para aprovar um ETF Bitcoin, mas ainda não está claro como o governo Biden vai lidar com o mercado de criptomoedas.

Siga no

Joe Biden pode nomear para assumir a Comissão de Valores Mobiliários, Gary Gensler, um ex-professor do MIT que dava aula de blockchain. A notícia despertou um otimismo no mercado de criptomoedas pelo fato de que ele seria a pessoa mais bem-informada sobre essa nova modalidade de investimentos a presidir a agência reguladora.

Gensler não é um defensor de todas criptomoedas, contudo, vale destacar que ele tem bastante experiência em relação aos prós e os contras dos ativos digitais e da tecnologia blockchain.

Se a nomeação for confirmada, Gensler provavelmente correrá para aprovar um fundo negociado em bolsa de Bitcoin (ETF), mostrando que os EUA quer proteger investidores e colocar o país em igualdade com o resto do mundo.

Motivos que podem ser um impulso para a SEC aprovar um ETF

Os Estados Unidos estão ficando para trás em relação a aprovação de um ETF relacionado ao mercado de criptomoedas. Mais de 20 ETFs já existem fora dos Estados Unidos, especialmente na Europa.

Portanto, a SEC precisa se apressar para de aprovar um ETF Bitcoin, dessa maneira, os Estados Unidos estarão buscando proteger os investidores e colocando o país lado a lado com o resto do mundo.

O site de notícias Bloomberg realizou recentemente uma pesquisa no Twitter para entender o que os investidores acham da SEC aprovar um ETF Bitcoin, o resultado foi que quase 80% das 2.192 pessoas que responderam, relataram acreditar que a SEC deveria sim aprovar um ETF.

A Bloomberg também descobriu que 50% das pessoas que responderam a pesquisa investiriam em um ETF Bitcoin.

ETFs têm obtido bons resultados na Europa, na Suécia, por exemplo, o Bitcoin Tracker EUR foi lançado há mais de cinco anos. Eles costumam ser negociados com pequenas taxas, graças à arbitragem permitida pelo processo de criação / resgate de ações.

De acordo com a SEC, o mercado de criptomoedas em geral está muito vulnerável à manipulação e a fraude, contudo, está se tornando mais forte com a chegada dos grandes investidores.

ETF pode fazer mercado prosperar

Um ETF vai acelerar o crescimento desse novo mercado, dando ainda mais transparência e promovendo uma melhor vigilância nas corretoras de criptomoedas.

Os investidores tradicionais dos EUA pagam altas taxas para investir em Bitcoin, eles geralmente ficam com um monte de fundos negociados em mercado de balcão semelhantes a fundos fechados.

O mais conhecido deles é o Grayscale Bitcoin Investment Trust, aqueles que compraram ações do fundo no ano passado pagaram uma taxa média de cerca de 18% a mais que o preço do Bitcoin. Em um ETF, os investidores sabem que estão pagando um preço muito mais próximo do ativo. 

Os investidores gostam de ETFs porque eles são convenientes e fáceis, eles não precisam se preocupar com senhas das carteiras digitais, só precisam acessar a conta nas corretoras e facilmente poderão comprar, vender ou apenas verificar o saldo. 

Assim, a SEC tem diversos motivos para aprovar um ETF, mas ainda não está claro como o governo Biden vai lidar com o mercado de criptomoedas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Diego Marques
Diego Marques
Começou em 2016 como um dos primeiros redatores do Guia do Bitcoin. Diego tem preferência por notícias que podem influenciar o preço das criptomoedas, mas também gosta de escrever curiosidades do cripto-universo.
Chia SSD

Mineração da criptomoeda Chia pode destruir seu SSD em 40 dias

ChUma nova criptomoeda chamada Chia foi lançada recentemente com o objetivo de resolver problemas conhecidos de mineração. Diferente do Bitcoin, Ethereum e outras moedas, a...
Criptomoeda Ethereum ao lado do Bitcoin

Mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin

Os mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin, de acordo com dados divulgados por um estudo do The Block. A mineração de...
Criptomoeda Bitcoin sobre notas de Dólar dos Estados Unidos

46 milhões de americanos investiram em criptomoedas, aponta pesquisa

O número de pessoas que já compraram criptomoedas nos Estados Unidos tem aumentado nos últimos anos. De acordo com um novo levantamento, 46 milhões...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias