O caso da Mt. Gox foi um dos mais notórios hacks do criptomercado, sendo uma das primeiras grandes crises enfrentadas pela comunidade. O caso, que também foi acusado de ter sido um exit scam deixou um prejuízo bilionário para milhares de investidores e é investigado há mais de 7 anos.
Felizmente para os que perderam dinheiro na situação, o plano de reembolso para os credores foi aprovado e agora as vítimas vão finalmente começar a receber o dinheiro de volta.
Os credores da Mt. Gox vão receber um total de US$ 9 bilhões em criptomoedas e moedas fiduciárias como compensação pelos prejuízos tomados durante o colapso da corretora. O início do Plano de Reabilitação também foi oficialmente anunciado pela própria Mt. Gox.
Mt.Gox
WizSec, um dos grupos de segurança que está investigando a Mt.Gox explicou que o pagamento para a reabilitação oferece aos credores a opção de receber pagamentos iniciais em uma taxa fixa de 21%.
“A taxa de 21% é calculada pelo administrador para ser uma estimativa realista do pagamento verdadeiro final. Na melhor estimativa, o pagamento final, caso nada dê errado, será algo em torno de 23.6%. Os pagamentos inicias incluem tanto moedas fiduciárias BTC/BCH.”
O administrador da Mt. Gox Nobuaki Kobayashi, segundo um relatório da própria Mt. Gox, afirmou ter um total de 141.688 Bitcoins, 142.846 Bitcoin Cash e um adicional em dinheiro. Todos esses ativos combinados representam os US$ 9 bilhões que serão usados para pagar a divida com os credores.
Vítimas
Vale mencionar que esse pagamento inicial representa apenas 90% do que alguém que se manter no processo por mais tempo pode receber realisticamente. Ou seja, quem aceitar esse acordo no momento, receberá apenas 21% do que investiu, o que é um grande prejuízo, mas no fim das contas, não deixa de ser a melhor opção possível, já que a alternativa seria não receber absolutamente nada.
É sem dúvidas uma pequena vitória para os muitos credores da Mt.Gox que há quase uma década pareciam não ter esperança nenhuma de recuperar o dinheiro que havia investido.
No entanto, o resto dos quase 80% do valor que não será devolvido continua sendo um grande mistério.
A histórica oficial pela Mt. Gox é que um hacker acabou com todo o dinheiro, mas ainda há muitos que acreditam que tudo não passou um um golpe e que o dinheiro, de alguma forma, está com os administradores, fundadores e nomes importantes de dentro da corretora de criptomoedas mais infame da história.