A Binance, maior corretora de criptomoedas do mercado, anunciou uma nova rodada de remoção de pares, com 8 tokens sendo afetados. Conforme comunicado enviado por e-mail aos clientes na manhã desta terça-feira (2), a interrupção das negociações das moedas está programada para a próxima sexta-feira (4).
Todos os 8 pares afetados são contra o BUSD, a stablecoin da própria Binance, e a corretora novamente não explicou os motivos que levaram a decisão, mas as remoções podem sugerir baixo volume e desinteresse dos investidores em tais ativos.
“Os usuários ainda podem negociar os ativos acima em outros pares de negociação disponíveis na Binance.” diz a corretora.
8 criptomoedas recebem péssima notícia da Binance
Das 8 criptomoedas afetadas, apenas a NANO (XNO) é amplamente conhecida, com todas as outras não aparecendo na lista atual de 1000 mais populares do CoinMarketCap.
A Binance disse que medida faz parte do esforço contínuo da corretora para otimizar sua lista de criptomoedas e garantir a melhor experiência possível para os usuários.
Os seguintes pares de negociação à vista serão removidos:
- ATA/BUSD
- BNT/BUSD
- COS/BUSD
- DF/BUSD
- DOCK/BUSD
- OSMO/BUSD
- STRAX/BUSD
- XNO/BUSD
A Nano (XNO) ganhou popularidade em 2017 por ser uma criptomoeda que oferecia pagamentos instantâneos e taxa zero de transferências, chegando a ser negociada por 30 dólares em janeiro de 2018.
A moeda foi criada em 2014 por Colin LeMahieu e era conhecida como RaiBlocks. Em 2017, o nome foi alterado para Nano para refletir melhor a missão da rede de ser uma moeda digital de uso diário.
O projeto se dizia melhor que o Bitcoin por ter uma tecnologia com transferências rápidas, mas a introdução da Lightning Network do Bitcoin fez a Nano perder adoção, já que ficou mais fácil fazer transferências instantâneas com o Bitcoin, algo que a Nano se destacava.
Desde então, o preço da Nano despencou, saindo da casa dos 30 dólares para cerca de 0,50 centavos.
É importante notar que os usuários ainda poderão negociar os ativos mencionados acima em outros pares de negociação disponíveis na Binance. Portanto, a remoção desses pares específicos não implica na exclusão completa das criptomoedas na plataforma.
Além disso, a Binance também informou que encerrará os serviços de Trading Bots para os pares de negociação à vista mencionados no mesmo horário em 04 de agosto de 2023, às 03:00 (UTC).
Os usuários que atualmente utilizam Trading Bots para esses pares são aconselhados a atualizar e/ou cancelar suas configurações antes da data de cessação dos serviços para evitar possíveis perdas.
Criptomoedas removidas da Binance não enfrentam queda
Por ser a maior e mais popular corretora de criptomoedas do mercado, anúncios de remoção costumam resultar em quedas nos preços das criptomoedas afetadas.
No entanto, em consulta feita pelo Livecoins, a maioria das moedas não enfrentou queda após o anúncio da Binance, com apenas a Dock (Dock), dForce (DF) e Nano (XNO) perdendo cerca de 1% de valor nas últimas 24 horas.
A Automata Network (ATA) e a Stratis (STRAX), viram uma alta de 0,70% após o anúncio, enquanto a Bancor (BNT) subiu ligeiramente 0,37%.
As maiores altas são da Contentos (COS), que valorizou 1,1%, seguida pela Osmosis (OSMO), que subiu 0,91% nas últimas 24 horas.
Enquanto isso, o Bitcoin (BTC), maior criptomoeda do mercado, passa por um momento de alta, tendo valorizado 1,6% nas últimas 24 horas, sendo negociado por US$ 29.314 no momento da redação deste artigo.