Nassim Taleb compara análise técnica do bitcoin com astrologia

Taleb Bitcoin black paper
Taleb Bitcoin black paper

Ao compartilhar um estudo sobre o preço do Bitcoin publicado na Bloomberg, Nassim Nicholas Taleb, autor dos livros O Cisne Negro e Antifrágil, afirmou que análise técnica é igual astrologia. Em outras palavras, ele aponta que ambas não servem para nada.

Além disso, é curioso que Taleb esteja lendo tais notícias. Afinal o famoso investidor passou todo ano de 2021 batendo no Bitcoin, citando que a maior criptomoeda do mundo é, na verdade, um golpe.

Contudo, vale notar que tais ferramentas são ótimas para entender como o mercado está se comportando. Desta forma, investidores podem encontrar os melhores momentos de entrada — e saída — em qualquer ativo, seja cripto ou tradicional.

Análise técnica é igual astrologia, diz Taleb

Na manhã desta quarta-feira (2), Nassim Taleb compartilhou um artigo de Akshay Chinchalkar, publicado na Bloomberg, em suas redes sociais.

Intitulado “A linha de tendência do Bitcoin continua pressionando a moeda”, a matéria contém um breve estudo sobre o movimento do Bitcoin, usando apenas uma linha de tendência de baixa e apontando a formação de algumas “estrelas cadentes”, como mostrado abaixo.

Bitcoin's break of trendline will bring into focus Fibonacci cluster at $40,000
Análise técnica de preço do Bitcoin. Fonte: Bloomberg

Contudo, o famoso autor de livros como Antifrágil, afirmou não haver prova nenhuma de que estes padrões consigam aumentar os ganhos dos traders. Comparando, por fim, análise técnica com astrologia.

“Para quem é novo no jogo, há ZERO evidências de que “resistência”, “linha de tendência”, “Fibonacci”, “estrela cadente” e conceitos semelhantes predizem qualquer coisa nos mercados. É simplesmente, como a astrologia ou a Teoria Moderna do Portfólio, um esquema de redução da ansiedade.”

Apesar do ceticismo de Taleb, é claramente notável que o Bitcoin está enfrentando uma forte resistência nesta linha de tendência de baixa apresentada no artigo. Porém, talvez a maior briga do escritor seja com o próprio BTC.

O que é análise técnica?

Análise técnica é um método usado por alguns traders para ler o mercado. No exemplo citado acima, o estudo nota que enquanto o Bitcoin mantiver-se abaixo daquela linha, o mercado continuará caindo.

Portanto, um rompimento daquela região pode significar uma virada do mercado, assim como aconteceu em dezembro quando o Bitcoin perdeu mercado, formando uma grande vela vermelha.

Quanto a “estrela cadente”, trata-se de apenas uma vela que deixa um grande pavio. Sendo quase um idioma, esse padrão pode ser facilmente traduzido por “pressão vendedora”, ainda mais na região onde se encontra.

Estrelas cadentes no Bitcoin.

Com isso, mais uma vez Taleb parece estar querendo desmerecer pessoas que possuem visões diferentes das suas. Como exemplo, em outra oportunidade o escritor chamou tanto jornalistas quanto investidores de criptomoedas de idiotas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias