Nassim Taleb diz que Bitcoin não serve para nada: “é uma falácia”

Para chegar a conclusão de que o Bitcoin "não serve para nada", Taleb disse ter lido mais de 500 respostas de seus seguidores.

Siga no
Nassim Nicholas Taleb, autor do livro Cisne Negro e famoso escritor
Nassim Nicholas Taleb, autor do livro Cisne Negro e famoso escritor - Reprodução/Flickr Foto:nrkbeta

Nassim Nicholas Taleb, economista e autor famoso por ter escrito o renomado “Cisne Negro”, voltou a atacar o Bitcoin, desta vez dizendo que a moeda digital “não é uma proteção contra a inflação e nem contra nada”.

Os defensores do Bitcoin dizem que a criptomoeda é uma reserva de valor e uma proteção contra a inflação. Taleb, no entanto, acredita que essa narrativa é uma uma falácia.

O economista convidou seus mais de 700 mil seguidores no Twitter para um debate sobre se existe uma ligação entre o Bitcoin e a inflação. Durante a discussão, ele  dobrou suas críticas ao Bitcoin e achegou a conclusão que não existem “argumentos razoáveis” a favor da criptomoeda como uma proteção contra a inflação.

“CONCLUSÃO: não há um único argumento razoável de que o Bitcoin é um hedge contra a inflação, ou, na verdade, um hedge, ou qualquer coisa”, disse ele, acrescentando: “Eu odeio o banco central dos EUA, NO ENTANTO, o Bitcoin é uma falácia”.

Nassim Nicholas Taleb diz que Bitcoin é uma falácia
Nassim Nicholas Taleb diz que Bitcoin é uma falácia

Irredutível

Para chegar a conclusão de que o Bitcoin “não serve para nada”, Taleb disse ter lido mais de 500 respostas de seus seguidores.

Ninguém foi capaz de convencer o economista que o Bitcoin é uma reserva de valor.

“Ainda estou tentando obter uma resposta sobre como o Bitcoin pode ser uma proteção contra a inflação, uma vez que subiu 1000% em um período em que a inflação era de 1 a 3%. Além disso, onde está a ligação entre o Bitcoin e uma cesta de bens que irei consumir no futuro? Estou procurando uma resposta. Pergunte a seus amigos”, desafiou.

Após não ter encontrado nenhuma resposta razoável, ele afirmou que se o Bitcoin for mesmo uma proteção contra a inflação, ele vai desvalorizar quando a inflação diminuir.

“Até agora 500 respostas e nenhuma explica sobre como o Bitcoin se conecta à inflação”, concluiu Taleb, acrescentando: “Incidentalmente, se o Bitcoin precede a inflação, alguém que o possua veria uma correlação negativa com a inflação, não?”

Nassim Nicholas Taleb desafia fãs do Bitcoin no twitter
Nassim Nicholas Taleb desafia fãs do Bitcoin no twitter

Nassim Taleb versus Bitcoin

Esta não é a primeira vez que Taleb ataca o Bitcoin. Na semana passada ele chamou a moeda digital de esquema Ponzi durante uma entrevista à CNBC.

“Bitcoin tem características de um Ponzi, todo mundo sabe que é um Ponzi.”, disse ele.

O autor e economista já teve a moeda digital, mas vendeu seus bitcoins após considerar que a criptomoeda “fracassou”.

“Nunca se espera que uma moeda seja mais volátil do que o que você compra e vende com ela”, disse na época.

Ele também afirma que os fãs da moeda digital são idiotas.

“Bitcoin é uma boa ideia, mas quase todos os bitcoiners são totais idiotas.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
ICP Internet Computer

O que é a “Internet Computer”? Criptomoeda já nasce no top 5 do mercado

Uma nova criptomoeda surpreendeu o mercado nesta terça-feira (11), ao alcançar a oitava posição em valor de mercado. Criada há alguns anos, o projeto...

Token Shiba Inu prejudica Ethereum, diz especialista

O fenômeno das criptomoedas meme, como a Shiba Inu, por exemplo, atrapalha o funcionamento da rede Ethereum. A análise foi feita pelo especialista em...
Mercado Livre. Imagem: Reprodução

Alguém criou uma criptomoeda chamada “Mercado Livre”

Mercado Livre entrou para história ao se tornar a primeira empresa de capital aberto sul-americana a investir em Bitcoin como reserva de valor. Aproveitando...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias