Nesta quarta-feira (26), uma briga de ideais acabou virando baixaria, com Nassim Taleb ofendendo um economista brasileiro. Até meados de 2020, Taleb era um defensor do Bitcoin e até negociava a moeda em corretoras. Na época, ele chegou a recomendar que os libaneses buscassem utilizar as criptomoedas para fugir de problemas com autoridades locais.
Ele é reconhecido mundialmente por escrever os livros “A Lógica do Cisne Negro”, “Antifrágil” e “Iludidos pelo Acaso”. Sua história com o Bitcoin, contudo, chegou ao fim de forma trágica.
O então amigo do Bitcoin, virou um dos maiores críticos da moeda digital. Nos últimos meses, o escritor está se dedicando a publicar ataques consecutivos contra as criptomoedas, principalmente em suas redes sociais.
Economista brasileiro de Bitcoin critica Nassim Taleb
No mês de abril de 2021, Taleb desovou seus pensamentos ácidos contra o Bitcoin, chamando a moeda até de esquema Ponzi. Além disso, ele disse que a criptomoeda não serve para nada, indicando que não é mais um apoiador do ativo digital.
Nesta quarta-feira (26), o economista brasileiro Fernando Ulrich publicou em seu Twitter uma crítica aos ataques seguidos de Taleb. Pela rede social, o entusiasta do Bitcoin afirmou que Taleb está se provando um economista questionável.
“Taleb está provando ser um economista questionável. O problema descrito em sua postagem se aplica a qualquer mercadoria durante sua fase de monetização. Nenhuma mercadoria jamais se tornou dinheiro da noite para o dia. Leva tempo para evoluir para um meio de troca geralmente aceito.”
Antes da crítica de Ulrich, Taleb publicou que o Bitcoin falhou em ser uma reserva de valor e uma moeda.
Nassim Taleb ofende Fernando Ulrich
Ao ver o entusiasta brasileiro criticando sua visão econômica sobre o Bitcoin, Nassim Taleb aparentemente ficou revoltado. Em resposta, ele perguntou, após um xingamento, porque o Bitcoin deveria ser monetizado.
“F*cking idiot, mostre-me por que Bitcoin deve se tornar monetizado”
Como a rede social de Taleb é fechada para seguidores, nem todos conseguirão ler seu comentário, que acabou circulando em grupos da comunidade brasileira. Questionado se não poderia discutir sem ofender, Nassim ainda disse que foi o primeiro ofendido.
“Quando alguém chama suas habilidades de questionáveis em vez de abordar o argumento, todas as apostas estão desligadas”
Ao ver o tom de Taleb, Ulrich ainda tentou argumentar, afirmando que não era necessário usar essa linguagem para responder aos argumentos colocados para discussão.
“Eu abordei o argumento. Mas seu ponto foi aceito. Não há necessidade de usar essa linguagem. Me desculpe por isso.”
De qualquer forma, Nassim Taleb continua mostrando que ataca ferozmente quem não concorda com sua opinião em relação ao Bitcoin, que mudou totalmente há menos de um ano.