Andreas Antonopoulos, entusiasta do bitcoin. Foto: Crédito/Amazon.
Para Andreas Antonopoulos, a verdadeira lição sobre a queda da corretora de criptomoedas FTX deve ser aprendida por investidores. Isso porque, muitos podem estar interpretando incorretamente o fim da empresa.
Por meio do Twitter, Antonopoulos desabafou sobre o caso da falida corretora que teve seu fundador preso nos últimos dias.
Autor de livros que explicam a origem do bitcoin, Andreas ficou famoso com a frase “not your keys, not your coins“, que na tradução pode ser entendida como “não é sua chave, não é sua moeda“.
Após passar algum tempo sem falar sobre o bitcoin em seu Twitter, Andreas Antonopoulos ressurgiu na comunidade em meio ao caos provocado pela FTX.
Em uma de suas falas recente, ele declarou que nenhuma corretora de criptomoedas é segura. Ou seja, todos os traders devem sacar valores para suas próprias carteiras após negociarem.
“Alguma exchange é segura o suficiente para usar como carteira e guardar seu dinheiro lá? Não, claro que não. Nunca use uma exchange como carteira. Não guarde dinheiro em corretoras. Faça sua troca e depois retire.”
Além disso, ele entende que muitas pessoas não estão entendendo corretamente o fim das várias empresas do setor.
Isso porque, a verdadeira lição sobre a queda da FTX não envolve apenas ela não ser segura, mas que todas as corretoras ou empresas que fazem a custódia para os investidores não serem seguros.
A lição da FTX não é “FTX não era um lugar seguro para guardar dinheiro”. A lição é: “Nenhuma corretora ou terceiro pode ser confiável com meu dinheiro”. NotYourKeysNotYourCoins.
Andreas chegou a declarar que muitas pessoas sentem dificuldade de como criar uma carteira de bitcoin segura, mas é importante estudar e configurar com segurança seus próprios endereços.
E guardar as moedas em uma carteira própria e segura é uma prática analisada por congressistas no hemisfério norte.
Em meio ao turbilhão de problemas envolvendo corretoras, para piorar, a autocustódia de bitcoin vem sofrendo ataques.
Uma das frentes surge com a senadora dos Estados Unidos, Elizabeth Warren, que pretende criar uma lei para conter a lavagem de dinheiro com criptomoedas.
O seu polêmico projeto estuda proibir a autocustódia de bitcoin por usuários da moeda digital. Em resposta a apresentação de um projeto que proíbe a criação de endereços de bitcoin por pessoas, outra senadora compartilhou sua visão oposta.
De acordo com a senadora Cynthia Lummis, as criptomoedas não devem ser incluídas em projetos de lei. Isso porque, a fraude ocorre em empresas, não na tecnologia.
Lummis destacou ainda que a fraude da FTX utilizou dólares e euros, ou seja, não há de se condenar as criptomoedas, mas as práticas obscuras das empresas envolvidas na fraude.
Comentários