NiceHash afirma ter desbloqueado LHR da NVIDIA, que limitava mineração

A NVIDIA introduziu a tecnologia LHR em suas novas placas para agradar o público gamer. Com um desempenho limitado na mineração de criptomoedas, tais placas teriam menos demanda dos mineradores. Entretanto, este desbloqueio completo acaba com a estratégia da empresa.

Siga no
RTX 3090 LHR da NVIDIA.
RTX 3090 LHR da NVIDIA.

Em publicação neste sábado (7), a NiceHash, maior mercado de compra e venda de poder computacional, afirma que seu software de mineração é o primeiro a desbloquear o LHR das placas de vídeo da NVIDIA. O propósito do LHR, sigla para Lite Hash Rate, seria justamente limitar o poder de mineração destas placas.

O motivo deste bloqueio, ou limitação, seria agradar o público mais antigo da empresa, o de jogadores. Afinal, a alta demanda dos mineradores por placas de vídeo inflou o preço das mesmas, acompanhando o preço do Ethereum (ETH).

Embora já existissem macetes para diminuir tal limitação, nenhum deles chega perto do que a NiceHash afirma ter conseguido: remover o LHR por completo. Como efeito coleteral, é possível que estas placas aumentem de preço no mercado.

NiceHash desbloqueia limitador da NVIDIA

Segundo publicação da própria NiceHash, seu software de mineração NiceHash QuickMiner (Excavator) conseguiu desbloquear por completo a limitação introduzida pela NVIDIA através da tecnologia LHR (Lite Hash Rate).

“Estamos muito animados para dizer a você que o NiceHash QuickMiner (Excavator) é o primeiro software de mineração a DESBLOQUEAR TOTALMENTE (100%) as placas LHR!”

Em relação aos modelos, a empresa afirma que todas as variantes de LHR são suportadas, exceto as LHRv3 (RTX 3050 e RTX 3080 12GB). Indo além, explica que o desbloqueio só funciona no algoritmo DaggerHashimoto (Ethash), usado pelo Ethereum e apenas com o sistema operacional Windows. O desempenho das placas LHR após o desbloqueio está listado abaixo.

  • Modelo — Desempenho esperado com desbloqueio
  • RTX 3060 LHR — ~50 MH/s
  • RTX 3060 Ti LHR — ~60 MH/s
  • RTX 3070 LHR — ~60 MH/s
  • RTX 3070 Ti LHR — ~81 MH/s
  • RTX 3080 10GB LHR — ~98 MH/s
  • RTX 3080 Ti LHR — ~120 MH/s

Escondendo seus segredos dos concorrentes, a NiceHash afirmou que o desbloqueio é “Um tipo de mágica”. Dando sequência ao mistério e brincadeira, deixou um link para uma música homônima do Queen — A Kind of Magic.

Faca de dois gumes para a NVIDIA

A NVIDIA introduziu a tecnologia LHR em suas novas placas para agradar o público gamer. Com um desempenho limitado na mineração de criptomoedas, tais placas teriam menos demanda dos mineradores. Entretanto, este desbloqueio completo acaba com a estratégia da empresa.

Contudo, a boa notícia para a empresa é que estas placas podem voltar a ser vendidas como nunca. Além disso, a NVIDIA não possui nenhuma culpa, afinal a brecha foi encontrada por terceiros e, honestamente, até que demoraram.

Por fim, nesta sexta-feira (6), a NVIDIA foi multada em R$ 28 milhões pela CVM americana por não divulgar aos seus investidores que o crescimento na demanda por suas placas de vídeo, em 2017/2018, estava relacionada a mineração de criptomoedas. Parece que a NVIDIA terá que informar sobre este desbloqueio em seus próximos relatórios, caso não queira levar outra multa.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias