Notícia falsa sobre BlackRock faz criptomoeda disparar 20%

A origem suspeita do comunicado, vindo de uma conta chinesa de mídia social com apenas um seguidor, serve como um lembrete para investidores e entusiastas das criptomoedas sobre a importância da verificação de informações.

Uma notícia falsa publicada na Associated Press (AP), uma das maiores agências de noticiais do mundo, fez uma criptomoeda desconhecida disparar. O conteúdo pago e publicado por golpistas, indicava que a BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, estava em negociações avançadas para comprar Voyager Digital.

A suposta aquisição foi apresentada como uma grande manobra estratégica da BlackRock, com o objetivo de marcar sua entrada definitiva no mercado de criptomoedas e também se preparar para o processo de um pedido de ETF de Bitcoin.

Como resultado, o Voyager Token (VGX), disparou mais de 20%, chegando a ser negociado por US$ 0,1528, antes de sofrer uma leve correção, de acordo com dados do CoinMarketCap.

Voyager Token alta com notícia falsa
Voyager Token alta com notícia falsa

Voyager Digital

A Voyager Digital, que já se destacou como uma das maiores plataformas de criptomoedas dos Estados Unidos, enfrentou tempos turbulentos após o colapso do fundo 3AC, levando a empresa a lidar com uma grave crise de liquidez.

O problema da empresa culminou com um pedido de falência nos EUA em julho do ano passado.

Durante o tumultuado processo de falência, a Voyager atraiu propostas de aquisição de pesos-pesados do setor de criptomoedas, como a FTX e Binance. No entanto, ambas as negociações falharam devido a complicações internas.

Criptomoeda dispara 20% com notícia falsa

O impacto da notícia falsa no mercado foi quase imediato. De acordo com o jornalista WuBlockchain, os tokens VGX, associados à Voyager, viram um aumento de 8% em seu preço em apenas 24 horas.

A origem suspeita do comunicado, vindo de uma conta chinesa de mídia social com apenas um seguidor, serve como um lembrete para investidores e entusiastas das criptomoedas sobre a importância da verificação de informações.

Noticia falsa sobre Blackrock publicada na AP
Noticia falsa sobre Blackrock publicada na AP

Esta não é a primeira vez que golpistas compram comunicados de imprensa em grandes jornais para enganar investidores. Em 2021, o Globe Newsire publicou em vários sites um comunicado afirmando que o Walmart havia selado uma parceria com a criptomoeda Litecoin.

O comunicado incluía falsas declarações de Doug McMillon, CEO do Walmart, e de Charlie Lee, CEO da Litecoin Foundation.

A notícia, apesar de falsa, causou um aumento vertiginoso no preço da Litecoin. Em apenas 15 minutos após a disseminação da fake news, o preço do LTC saltou 35%. Mesmo que o tweet fosse rapidamente deletado do perfil oficial da Litecoin após ser desmentido pelo Walmart.

O movimento brusco das moedas nas duas ocasiões destaca os perigos da disseminação de fake news, especialmente em mercados voláteis, como o de criptomoedas.

Por enquanto, o futuro da Voyager Digital permanece incerto, e a empresa continua em seu processo de falência, buscando maneiras de liquidar ativos e ressarcir seus credores.

Já a BlackRock, segue sua trajetória sem confirmar qualquer intenção de aquisição no setor de criptomoedas.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias