O termo DeFi toma as manchetes do mercado de criptomoedas e de economistas renomados em 2020. De acordo com o analista financeiro Nouriel Roubini, que ataca o DeFi, a tecnologia seria apenas um vaporware.
Nos últimos meses a tecnologia proposta pelo DeFi trouxe inúmeras possibilidades. Com a proposta de criar aplicações de finanças descentralizadas, surgem cada dia mais novas plataformas, aplicações e protocolos.
Contudo, com as propostas na mesa, alguns projetos não entregam as promessas. Dessa forma, os riscos para investidores em DeFi hoje é grande, inclusive atraindo golpistas ao mercado.
Da mesma forma que era relativamente fácil criar um ICO ou desenvolver um token Ethereum, é possível “criar” um DeFi. Qualquer um pode criar um token e falar que este irá valorizar, como é o caso da YFBT, que já tem até youtubers golpistas afirmando que ganharam mais de R$ 200 mil em poucos dias.
Com indicativos que DeFi são vaporwares, Nouriel Roubini ataca tecnologia blockchain
Dentro da tecnologia é comum ouvir os termos de hardware ou software, sendo o primeiro relacionado a equipamentos físicos e o segundo a programas de computadores. Um termo mais desconhecido então é o de vaporware, que não é nada legal.
Isso porque o conceito de vaporware, de acordo com a Wikipedia, “é um software ou hardware que é anunciado por um desenvolvedor muito antes do seu lançamento, mas que nunca chega a entrar em produção, tenha ou não seu ciclo de desenvolvimento sido postergado“.
Tal definição foi utilizada pelo analista financeiro Nouriel Roubini, famoso nos EUA. De origem turca, com formação em Harvard, Nouriel é escritor, palestrante e professor na Stern School of Business, da Universidade de Nova York.
Para ele, a nova moda que leva o mercado de criptomoedas a loucura, o “DeFi foi vaporware desde o início“. Além disso, o famoso analista afirmou, em seu Twitter, que a tecnologia blockchain é a mais superestimada da história humana.
DeFi was vaporware from its onset. Now totally faltering as blockchain was always the most over-hyped technology in human history https://t.co/cIUoZbMXvZ
— Nouriel Roubini (@Nouriel) September 24, 2020
Noriel foi um dos que previu a crise em 2020 e tem criticado bancos centrais
Vale o destaque que o analista é um dos que viu a crise de 2020 chegar e assolar mercados. Noriel deixou claro quando os impactos do novo coronavírus começaram a abalar o ocidente que haveria uma crise econômica decorrente do vírus.
Em março, quando o número de casos explodiu, Nouriel Roubini afirmou que a crise de 2020 seria até pior que a de 1929. Já em agosto último, o analista afirmou que a recuperação não deverá ser em V, mas sim em U ou até em W, em alusão aos gráficos da retomada.
Com o vírus chegando e fechando economias, os bancos centrais correram para dar estímulos financeiros. Na ocasião, Noriel voltou a criticar a prática, afirmando em julho de 2020 que o cenário é de caos.
Mesmo com todo esse caos e o Bitcoin sendo por muitos uma reserva de valor, Noriel discorda. Em 2018, por exemplo, Nouriel Roubini atacou Vitalik Buterin fundador da Ethereum. Na época, Nouriel ele acusou Buterin de enriquecer rápido com a moeda que fundou, que por coincidência, é a principal do setor DeFi hoje.