Recentemente o notável economista e professor da Universidade de Nova York, Dr. Nouriel Roubini conhecido como “Dr. Doom” fez duras criticas as criptomoedas e blockchain, segundo ele, o bitcoin é “a mãe de todas as bolhas” e Blockchain é uma tecnologia “superestimada”.

Roubini é conhecido como Dr. Doom por prever com sucesso o colapso financeiro de 2008.

O economista não é um entusiasta das criptomoedas, em suas recentes criticas ele comparou moedas digitais à Coréia do Norte.

De acordo com Roubini, a riqueza em Bitcoins é mais centralizada do que a da Coréia do Norte, citando o coeficiente de gini que é pior para o Bitcoin do que na ditadura norte-coreana.

estatísticamente, o coeficiente de Gini mostra a distribuição de riqueza, ela é de 88% para o Bitcoin e 86% na Coréia do Norte. Um coeficiente de Gini de 100% significa desigualdade extrema, enquanto 0 sugere igualdade de riqueza perfeita.

Parece que Roubini está certo, atualmente mais de 76% do fornecimento total do Bitcoin está distribuído em apenas 100 carteiras.

Nouriel Roubini critica Ethereum e Vitalik Buterin

O Dr. Doom repentinamente criticou o Ethereum chamando a plataforma de “mito da descentralização“, ele disse que os aplicativos descentralizados são um esquema Ponzi e que “Vitalik Buterin é um ditador”.

Ele afirmou que a fase de pré mineração do Ethereum foi um ato criminoso, acusando Vitalik de ter “roubado” 75% do fornecimento máximo do ETH e se tornando assim um bilionário instantâneo.

Vitalik respondeu dizendo que nunca teve mais que ~ 0,9% de todo fornecimento de Ethereum, e que seu patrimônio líquido nunca chegou perto de US $ 1 bilhão. Além disso ele disse que não existem leis criminais contra a pré-mineração.

Um usuário do Twitter perguntou a Buterin se ele divulgaria sua carteira de Ethereum ao público, incluindo a de pré-venda. Buterin forneceu um  link etherscan de um endereço que contém 365.000 ETH.

Na cotação do Ethereum hoje, 365.000 ETH vale mais de US $ 71 milhões (R$268 Milhões). Buterin também detém $ 100.000 em moedas OmiseGo (OMG). O OmiseGo é uma rede de pagamentos de código aberto e uma exchange descentralizada construída no blockchain da Ethereum

Debate ao vivo entre Vitalik Buterin e Nouriel Roubini

Após a repercussão no Twitter, o criador do Ethereum Vitalik Buterin e o economista global Nouriel Roubini estão planejando um debate ao vivo.

A editora sênior da Forbes, Laura Shin, que foi a primeira a convidar as duas para um debate em seu podcast foi imediatamente recusada por Roubini, que a chamou de “xelim” da indústria de criptomoedas.

A recusa de Shin abriu portas para outros interessados, Buterin sugeriu Kevin Pham, que ele diz ser “igualmente tendencioso contra nós dois”.

Os usuários no Twitter sugeriram Tone Vays, John McAfee, Joe Rogan e Dalai Lama.

É difícil dizer se o debate realmente acontecerá. Roubini continua difamado Buterin, chamando ele de “mentor que enganou várias pessoas por uma falsa riqueza.

Mas ele mostra interesse em realizar um debate com Vitalik assim que for encontrado um mediados justo.

O planejamento de um debate entre os dois adversários teve outra reviravolta quando Roubini criticou Arthur Hayes, co-fundador da BitMEX.

A Bitmex fez uma oferta para sediar o debate e “pagar todos os custos de produção”, Mas Roubini prontamente chamou a empresa de um “esgoto do comércio de criptografia” e de um “golpe criminoso”.

Muitos outros jornalistas se ofereceram para realizar e cobrir todos os custos do debate. Mas no momento da redação desse artigo a data e o local ainda não haviam sido definidos;

Alguns usuários do Twitter recomendaram que Roubini não “falasse em um idioma que apenas professores de economia entenderiam” – presumivelmente, embora Buterin possa ter uma sólida formação técnica, ele pode não entender completamente os tópicos mais complexos relacionados à economia.

Estamos acompanhando e atualizaremos assim que tivermos mais informações, este debate será importante.