bitcoin em queda
Imagem: Pixabay

O economista que previu o crash financeiro de 2008 alertou os políticos americanos em uma audiência no Senado sobre criptomoedas que o Bitcoin é “a mãe de todas as bolhas e golpes

Nouriel Roubini é mais um dos críticos do bitcoin, ele mirou na tecnologia blockchain que sustenta a criptomoeda, e que muitas vezes é considerada transformadora até mesmo por aqueles que não gostam de moedas digitais.

O professor da Universidade de Nova York disse ao Comitê Bancário do Senado que blockchain é uma tecnologia superestimada:

____________

“Blockchain é a tecnologia mais superestimada de todos os tempos. Não é nada mais do que uma planilha ou banco de dados”

No depoimento preparado para a audiência do Comitê Bancário do Senado, o economista nascido na Turquia, conhecido como “Dr. Doom”, disse que as moedas digitais entraram em um apocalipse.

____________

“Está claro agora que o Bitcoin e outras criptomoedas representam a mãe de todas as bolhas e golpes”

No inicio de 2017 o Bitcoin valia US $ 1.000, no final do ano chegou a valer US $ 20.000 e desde então desmoronou para cerca de US $ 6.000 em 2018. >Preço histórico do Bitcoin.

Roubini aponta isso com um gráfico de preços do Bitcoin comparado a outras bolhas e fraudes históricas famosas – como a bolha das tulipas – mostrando que o aumento de preço do Bitcoin e outras “shitcoins” foi de 2X ou 3X maior do que as bolhas anteriores antes do colapso.

----- Publicidade ------ 
BitcoinTrade
-----

Sobre o Bitcoin, Roubini afirma que “uma perda de capital de 70% foi um bom negócio em comparação com milhares de altcoins (conhecidas como shitcoins) que perderam em média 95% de valor desde o início de 2018.”

Roubini acrescentou que o apelido “shitcoins”, é freqüentemente usado por investidores de criptomoedas quando se refere a moedas menos valiosas.

____________

“Chamar essas altcoins de “merda” é um grave insulto ao adubo que é um bem mais útil, precioso e produtivo como fertilizante na agricultura “.  

Enquanto os defensores de criptomoedas enxergam elas do ponto de vista ideológico, Roubini argumenta que há um forte elemento de libertarismo extremo na comunidade de criptografia.

Governos, bancos centrais e instituições financeiras são indignos de confiança e devem ser confrontados, tanto quanto possível. Roubini afirma que tal pensamento existe apenas para entreter debates de bar mas é menos eficaz quando se trata de gestão monetária e estabilidade.

Blockchain atualmente tem um problema de escalabilidade. Os custos por transação são altos. O mesmo acontece com o ritmo dessas transações. Aumentar o tamanho de uma rede blockchain traz mais latência ao sistema.

A natureza descentralizada do blockchain – em que cada nó mantém uma cópia do ledger de transações – significa que há equipamentos físicos relacionados ao armazenamento. Há outros problemas também. Por exemplo, o ecossistema de blockchain está atualmente fragmentado quando se trata de protocolos. Interoperabilidade não é uma tarefa simples.

Por exemplo, no setor financeiro; Se os bancos desejarem adotar a tecnologia blockchain, a única maneira prática seria formar um consórcio. Tal processo e mudança de tecnologia tem custos.

Não somos tão pessimistas quanto Roubini. Blockchain é uma nova tecnologia. Sua evolução virá aos trancos e barrancos. Mas “a tecnologia mais superestimada de todos os tempos”?


Livemint

XDEX: Negocie bitcoin com TAXA ZERO. Aproveite também para negociar outras 6 criptomoedas com as menores taxas do mercado. Abra sua conta, é grátis! 

Quer saber mais sobre Bitcoin, criptomoedas e Blockchain? Nós podemos te ajudar, siga no: Google News, Facebook, Twitter, Feedly, Flipboard, Telegram, Whatsapp, Instagram, ou receba por e-mail.