Uma nova versão do Bitcoin Core foi lançada no último sábado (26), trazendo um novo recurso controverso, o “full RBF”. No início deste mês, desenvolvedores foram até mesmo acusados de lobismo e suborno para que tal versão fosse aprovada.
Em suma, o recurso elimina a possibilidade de que pessoas e empresas aceitem transações com zero confirmação na blockchain. Enquanto isso é um risco, já que tais transações podem ser apagadas ou substituídas, alguns defendem que o risco é calculado em troca de agilidade aos consumidores.
Já outros apontam que o full RBF é uma afirmação do óbvio, ou seja, de que não se pode confiar em uma transação que ainda não foi confirmada pelos mineradores. Sendo assim, estes estão comemorando a atualização.
Bitcoin Core 24 é lançado com recurso polêmico
O Replace-by-Fee, também conhecido pela sigla RBF, é um recurso que permite que uma transação seja alterada antes de ser confirmada. Popularmente é usado para aumentar as taxas de transação enquanto as mesmas aumentam, permitindo que a mesma seja confirmada mais rapidamente.
Sendo assim, o recurso full RBF (RBF por completo) passam a propagar transações conflitantes. Portanto, transações não-RBF, chamadas 0conf, agora possuem maior risco de serem alteradas, ou seja, manipuladas antes que sejam confirmadas.
Portanto, alguns serviços que trabalhavam com esta técnica para oferecer agilidade precisarão alterar seus modelos de negócio. Em contra-partida, alguns usuários recomendam que estas usem a Lightning Network caso queiram rapidez e segurança.
Usuários comentam atualização
Apesar de o recurso ter certa resistência por parte dos usuários, muitos deles estão comemorando a atualização, apontando que o novo recurso é um lembrete de que não se pode confiar em transações sem confirmações.
“Humilde opinião: Full-RBF é positivo,” escreve o usuário João Grilo Bitconheiro. “Mempool não é Blockchain, por design suas garantias são diferentes. Mesmo sem Full-RBF, uma transação na Mempool pode ser substituída por outra na Blockchain sem quebra de consenso.”
“A nova feature apenas deixa isto explícito.”
Humilde opinião: Full-RBF é positivo.
Mempool não é Blockchain, por design suas garantias são diferentes.
Mesmo *SEM* Full-RBF, uma transação na Mempool pode ser substituída por outra na Blockchain sem quebra de consenso.
A nova feature apenas deixa isto explícito.
— João Grilo Bitcoinheiro 13% (@joaogrilobtc) November 27, 2022
“O Bitcoin em si sempre foi Full Replace-By-Fee (RBF), e se você implementar qualquer outra coisa na camada de consenso, você se bifurcará (provavelmente dentro de alguns dias). RBF é e sempre foi um requisito rígido”, escreveu Luke Dashjr, desenvolvedor do Bitcoin.
PSA: #Bitcoin itself has _always_ been Full Replace-By-Fee (RBF), and if you implement anything else at the consensus layer, you will fork yourself off (likely within a few days). RBF is and has always been a hard _requirement_.
— @LukeDashjr@BitcoinHackers.org on Mastodon (@LukeDashjr) November 28, 2022
Por fim, outros continuam reclamando da atualização, apontando que isso pode dificultar alguns negócios. De qualquer forma, é difícil que os desenvolvedores retrocedam, afinal estes já revisaram todos os contra-argumentos antes do lançamento da versão 24 do Bitcoin Core.