A Fiat está procurando atrair clientes de todas as formas possíveis, e a ideia mais recente surge na forma de um programa que recompensará os proprietários do Novo 500 com base na sustentabilidade e estilo de condução.
Ao dirigir o novo 500, os motoristas poderão ganhar ‘KiriCoins’, que podem ser coletados em uma carteira virtual acessada por meio de um app da Fiat para smartphone.
Os dados de condução são convertidos automaticamente em Kiricoins e podem ser usados para comprar produtos e serviços no próprio mercado da Kiri.
Os motoristas com as melhores pontuações receberão recompensas exclusivas, como vouchers para Amazon, Apple, Netflix e Spotify. Mas como a empresa vai decidir qual motorista dirige melhor o 500 elétrico? O consumo de energia será o mestre: para acumular mais KiriCoins você precisará ser conservador e gentil.
Fiat entra na moeda das criptomoedas
A Fiat então se torna a primeira montadora a criar um sistema de recompensa com base na consciência ambiental. A criptomoeda foi criada com a ajuda da startup ecologicamente correta Kiri Technologies.
De acordo com a empresa, “kiri” é a palavra japonesa para a árvore de Paulownia, que consome dez vezes mais CO2 do que qualquer outra planta. Para colocar em perspectiva, um hectare (10.000 m²) de kiri pode absorver até 30 toneladas de CO2 por ano, o que é aproximadamente a mesma quantidade produzida por 30 carros.
A Fiat e a Kiri Technologies estão ambas interessadas não apenas em oferecer um programa ecologicamente correto, mas também em entrar no mundo das criptomoedas.
The New 500 is the first vehicle to reward your environmentally-friendly driving style. Thanks to KIRI, the first, eco-friendly digital coin, the more you drive, the more you get. Want to know how? Watch the video now. https://t.co/y6DXbQyOq3 #RideTheFutureGetThePresent #New500 pic.twitter.com/RjO3ZSz7RH
— Fiat (@fiat) March 16, 2021
De acordo com um comunicado à imprensa, um quilômetro dirigido será equivalente a mais ou menos um KiriCoin, com cada KiriCoin valendo dois centavos de euro. Portanto, com uma quilometragem de 10.000km por ano na cidade, pode-se acumular o equivalente a cerca de 150 euros (R$ 1.000).
No futuro, a iniciativa também pode ser estendida para recompensar comportamentos sustentáveis em outros setores, como a compra de energia renovável, mantimentos e produtos orgânicos.
O objetivo é formar uma comunidade de pessoas, por meio de um programa de fidelidade que incentive um estilo de vida sustentável.
O novo 500 pode, portanto, ser considerado o primeiro passo neste novo sistema que não recompensa as compras, mas recompensa ações mais sustentáveis.
“O objetivo é criar uma comunidade de pessoas que vivam com uma atitude mais atenta ao meio ambiente, graças a um programa de fidelidade inovador que os incentive a adotar um estilo de vida sustentável” – explica Gabriele Catacchio, gerente do Programa de e-Mobilidade – “portanto, o novo 500 pode ser considerado o primeiro passo neste novo sistema que não oferece recompensas por compras, mas recompensas por um comportamento mais sustentável. Queremos apoiar o comportamento ambientalmente consciente de nossos clientes e recompensá-los com benefícios exclusivos ”.