O banco digital brasileiro Nubank disparou para seus clientes um novo comunicado via e-mail no dia 7 de janeiro, com o nome “Golpes em cripto: Leitura de 2 min que pode te poupar de prejuízo“.
De acordo com o anúncio, os principais golpes envolvendo o mercado de criptomoedas envolve altas promessas com ganhos financeiros no curto prazo. E muitas pessoas que caem nas fraudes cibernéticas às vezes são até especialistas no tema, o que mostra mecanismos sofisticados contra investidores.
Para o banco, há um crescente movimento de golpes que os investidores devem permanecer com atenção, como o dos “falsos gurus de investimentos”.
“Grupos de mentoria em aplicativos de mensagens: Falsos gurus do universo cripto abrem grupos para compartilhar dicas de investimentos e prints de ganhos irreais“, lembra o comunicado enviado aos clientes.
“Aí, vem a promessa: ‘Se você quiser ganhar também, transfira suas criptos para a empresa ou fundo X. Vamos administrar sua carteira e ampliar exponencialmente seu lucro.’ A vítima transfere e perde suas criptos para sempre“, explica.
Esquemas de pirâmides financeiras seguem com alerta de atenção em criptomoedas para 2026
Com um ritmo menor nos últimos anos após vários golpes em grande escala no Brasil, as pirâmides financeiras também surgem no comunicado do Nubank.
“Esse é um golpe mais difícil de ser percebido, pois pode se apresentar como uma grande oportunidade indicada por um familiar ou amigo da sua confiança“, destacou.
O banco ainda lembra que o primeiro contato de uma pessoa próxima as vezes não partem de uma maldade, mas de uma desinformação. “Essa pessoa, agindo de boa fé, vai te contar que está recebendo os lucros regularmente direitinho e que, por isso, você pode confiar. Porém, não se trata de dividendos reais, mas de pagamentos feitos com o aporte de novas vítimas.”
Além disso, o Nubank indica que o esquema de fraude acaba ruindo em algum momento, com todos os investidores perdendo tudo. “Como se trata de um esquema fraudulento, o colapso é inevitável. Quando isso acontecer, tanto você quanto a pessoa que o indicou terão prejuízos: ficando sem o rendimento prometido e sem as criptomoedas transferidas no início“, diz.
O último alerta envolve enviar criptomoedas aos falsos especialistas que vão prometendo lucros, mas em dado momento somem com todo o dinheiro. Também chamado de ataque de abate de porcos, muitos envolvem falsos relacionamentos pela internet.
A comunidade do banco digital indicou que recebeu o comunicado da quarta-feira e indicou que mantém cuidados com as fraudes apontadas.