“Bitcoin nunca vai chegar a zero, e a Mt.Gox provou isso”, diz analista

O Bitcoin passou por mais tribulações em seus 12 anos de existência do que qualquer outro ativo passou nos últimos 100 anos.

Siga no

Que acompanham a história do Bitcoin desde o começo conhece bem o caso da Mt.Gox, uma das primeiras e mais importantes corretoras e também um dos casos mais catastróficos do mercado. Para um analista, que postou recentemente no Reddit, esse caso é a prova de que o Bitcoin nunca vai deixar de ter valor.

Com a recente alta do Bitcoin, a criptomoeda voltou a despertar o interesse de muitas pessoas, além, é claro, da preocupação de muitos outros. Desde 2017, principalmente durante 2018, e até 2021, ainda existem muitos que dizem que o Bitcoin vai despencar, que a moeda perderá todo o valor e chegará a zero.

Para o analista e usuário do Reddit, essa é uma noção que não faz muito sentido, já que o Bitcoin já teve momentos em que deveria ter quebrado, mas não aconteceu, provando a resiliência da moeda contra as adversidades. O caso mais importante para esse conceito teria sido da Mt.Gox, um dos casos mais infames de roubos de Bitcoin.

Relembrando a importância da Mt.Gox

mtgox devolver dinheiro
Tóquio: Cliente da Mt. Gox protesta após perder dinheiro em hack (Kiyoshi Ota / Bloomberg)

Em seu post no Reddit, o usuário relembrou a história da Mt.Gox, colocando como contexto o momento que o Bitcoin passava na época e a noção que alguns dizem de que a moeda pode deixar de ter valor.

A exchange de criptomoedas, durante o começo de 2014, teve um período de pausa de negociações, com limite de saques e vários outros problemas. Após muita preocupação, a corretora revelou que tinha sido hackeada e perdeu um quantia milionária de seus clientes, a Mt.Gox fechou suas portas no mesmo ano e até hoje está envolvida em um processo de falência e recuperação dos ativos bloqueados.

Alguns acreditam até mesmo que as muitas falhas da Mt.Gox eram programadas e que, no final das contas, tudo não passou de um golpe.

Independente do que realmente aconteceu, na época a corretora era responsável por 70% do volume negociado de bitcoins no mundo. A moeda estava avaliada em US $ 1.000, valor histórico no período, depois do hack, o preço caiu para US $ 120. O valor de capitalização do mercado chegou a menos de US $ 1 bilhão.

Não apenas a Mt.Gox caiu, mas isso aconteceu alguns meses antes da Silk Road ser fechada e entidades governamentais começaram a multar o mercado logo depois por falta de regulamentação.

Durante o hack da Mt.Gox, cerca de 850 mil bitcoins foram roubados, na época isso representava 7% do suprimento do Bitcoin.

Mt.Gox provou que o Bitcoin não vai quebrar

Isso tudo aconteceu em 2014, mais de meia década depois, a criptomoeda continua existindo e mais forte do que nunca, provando que, mesmo durante seus piores momentos, ela não morreu.

Sendo assim, para o usuário, o Bitcoin, agora um mercado quase trilionário, não tem chances de quebrar.

“7 anos depois e o Bitcoin está chegando perto de uma capitalização de mercado de 1 trilhão de dólares, é mantido na tesouraria de empresas multibilionárias, sendo negociada em Wall Street e é falada sobre em todo programa financeiro na TV ou em Podcasts. Se o Bitcoin vai morrer, ele teria morrido quando valia US$ 1 bilhão.”

Por fim, ele acredita que a resiliência do Bitcoin está provada e que quem dúvida da moeda não estudou a fundo pelo que ela passou.

“O Bitcoin passou por mais tribulações em seus 12 anos de existência do que qualquer outro ativo passou nos últimos 100 anos. O Bitcoin mostrou vez após vez que ele não pode ser morte e quem pensa o contrário é ignorante.”

Com mais de uma década de existência, o Bitcoin já passou por muitas “mortes certas”, provando a sua resiliência, realmente se mostrando uma moeda difícil de matar. A moeda já “morreu” mais de 350 vezes, com os seus obituários compilados em um vídeo.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Tether

Hacker ameaça vazar dados que “podem prejudicar toda indústria de criptomoedas”

A Tether disse que está sendo extorquida e que o criminoso exigiu 500 bitcoins para não vazar documentos que podem "prejudicar todo o ecossistema...
vice-presidente da Nigéria, Yemi Osinbajo, em seu discurso no CBN Bankers 'Committee Economic Summit. Imagem: Youtube

Não mate a galinha dos ovos de ouro, diz vice-presidente da Nigéria sobre Bitcoin

No início de fevereiro, o Banco Central da Nigéria (CBN) proibiu os bancos de fornecer serviços para pessoas e empresas que negociavam criptomoedas, a...
Escritório Coinbase. Imagem: Coinbase

Coinbase diz que Satoshi Nakamoto é um risco para seus negócios

A Coinbase deve se tornar oficialmente uma empresa de capital aberto nos próximos dias, ela será listada no índice da Nasdaq Global Select Market....

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Não mate a galinha dos ovos de ouro, diz vice-presidente da Nigéria sobre Bitcoin

No início de fevereiro, o Banco Central da Nigéria (CBN) proibiu os bancos de fornecer serviços para pessoas e empresas que negociavam criptomoedas, a...

Coinbase diz que Satoshi Nakamoto é um risco para seus negócios

A Coinbase deve se tornar oficialmente uma empresa de capital aberto nos próximos dias, ela será listada no índice da Nasdaq Global Select Market....

Coinbase deve lançar token parecido com Binance Coin

A maior corretora de criptomoedas dos Estados Unidos, Coinbase, vai se tornar uma empresa de capital aberto em breve, assim, a empresa registrou um...

Bitcoin cai abaixo de $ 45 mil, o que dizem os analistas?

Depois de um sábado relativamente positivo, o Bitcoin desabou novamente, caindo abaixo de 45 mil dólares, o menor valor desde 10 de fevereiro. A...

O Título do Tesouro EUA derrubou o Bitcoin?

Títulos do Tesouro norte-americano, ou Treasuries, são negociados diariamente em bolsas de valores. Com 21 trilhões de valor em circulação, giram mais de 11...