Obras públicas do Ceará terão blockchain para medição

As obras públicas são consideradas propulsoras da economia e precisam de ferramentas certas para transparência.

Siga no
Mundo conectado pela Blockchain
Mundo conectado pela Blockchain

As obras públicas que forem feitas pelo estado do Ceará terão o uso da tecnologia blockchain como mediadora. Com essa ferramenta então o governo estadual promete garantir mais transparência ao setor.

De fato, a busca por soluções de transparência em obras públicas é uma exigência hoje do Tribunal de Contas da União (TCU). Isso porque, ao iniciar uma obra de interesse público, o estado gasta recursos obtidos de impostos.

Além da população ter o interesse em ter acesso aos dados, órgãos fiscalizadores também querem essa nova realidade. O processo de digitalização é importante para ajudar a reduzir custos e tempo no processo, garante o estado do Ceará.

A tecnologia blockchain ganhou imenso destaque nos últimos anos, principalmente entre as criptomoedas. O Bitcoin, por exemplo, é a principal criptomoeda hoje e a primeira aplicação blockchain bem sucedida no mundo.

“Propulsoras da economia”, obras públicas do estado do Ceará passam a utilizar blockchain para medição

Quando uma obra pública vai se iniciar, é provisionado recursos para que isso aconteça. Além disso, é necessária a apresentação de um projeto. Se é um prédio, por exemplo, será de quantos andares? Essas e outras questões devem ser respondidas no início.

Contudo, após a obra pública iniciar, uma fiscalização e acompanhamento sobre o andamento do projeto é necessária. Esse momento é chamado de medição da obra pública e é muito importante para garantir o planejamento inicial.

No estado do Ceará então a tecnologia blockchain será utilizada para medição de obras públicas. De acordo com nota no site do estado, o governo estadual investiu R$ 1,2 milhão na adoção dessa tecnologia.

A informação já era pública desde setembro, após o Diário Oficial do estado deixar claro essa adoção. Em nota, o diretor de Planejamento e Gestão da SOP, Arnoudo Alves, destacou que a blockchain será fundamental para inovar no setor.

“Com isto, a SOP caminha rumo à transparência, pois se tornará possível a visualização de qualquer transação, bem como a descentralização, a segurança e a virtualização dos documentos. Tudo passa a acontecer virtualmente, todos os passos da medição serão validados pela empresa, supervisora, fiscal etc”, afirmou Arnoudo

Ação atende ao Programa Ceará Digital, que deve digitalizar 100% dos serviços em até quatro anos

Atualmente o estado do nordeste busca inovar através do chamado Programa Ceará Digital. Com esse programa o governo pretende digitalizar 100% dos serviços em até quatro anos.

O investimento em tecnologia blockchain, inclusive, se encaixa no programa do estado. Ainda sim, a nota pública do estado ainda não deixou claro qual será a blockchain utilizada nesse processo de inovação.

Além disso, a blockchain está na mira do Governo do Ceará para fomentar empreendedorismo desde 2019. No mês de julho, conforme noticiado pelo Livecoins, o Tribunal de Contas do Ceará também promoveu debates sobre a tecnologia blockchain.

A expectativa é que a nova solução ajude na redução de custos e de tempo, além de dar mais transparência às obras públicas. Na economia, as obras públicas são dadas como propulsoras do desenvolvimento econômico, ou seja, é importante acompanhar de perto o assunto.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Departamento de Tesouro dos Estados Unidos

Departamento do Tesouro dos EUA quer ferramenta para rastrear Bitcoin

A agência dos Estados Unidos responsável pela implementação de sanções contra empresas, parte do Departamento do Tesouro, quer uma ferramenta capaz de rastrear o...
Polícia investiga negócio de criptomoedas no ES

Corretora cripto é alvo de operação policial por fraude bilionária

A polícia da Coreia do Sul realizou uma operação em diversos escritórios de uma corretora de criptomoedas após a empresa ter sido acusada de ser...
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi

Banco Central dos EUA elogia Ethereum e inovação com DeFi

O Banco Central dos Estados Unidos de St. Louis publicou um artigo elogiando as inovações da plataforma Ethereum. Ao criar aplicações bancárias com tokens,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias