Receita Federal agora aceita pagamento de impostos com PIX

Em parceria com Receita Federal, até as "Darf" poderão ser pagas pelo novo meio de pagamento do Bacen.

Siga no
Leão símbolo de Receita Federal imposto no Brasil
Leão/Reprodução

A Receita Federal vai começar a aceitar pagamento de impostos através do PIX. A ação vai permitir que um código PIX passe a ser colocado nem todos os documentos de tributação no país.

Na última quinta-feira (3), o Banco Central do Brasil anunciou até que já foram mais de 100 milhões de chaves cadastradas. Ou seja, a adoção ao sistema PIX continua a aumentar após seu lançamento no mês de novembro.

A iniciativa começou a ser implementada pelo Banco Central como resposta às criptomoedas, como o Bitcoin, por exemplo. Com grande adoção dos brasileiros a essa tecnologia, o Bacen correu para criar um concorrente.

No último mês de novembro então, o PIX começou a funcionar e começa ganhar tração.

Leia também: PIX: Em resposta ao Bitcoin, Banco Central lança novo sistema de pagamentos instantâneos

Pagamento de imposto com PIX começa a ser realidade para clientes do Banco do Brasil

O Banco Central do Brasil continua seus esforços para colocar o PIX como principal sistema de pagamentos digitais do Brasil. Além de substituir o DOC e TED, o PIX consegue até ser utilizado para pagamentos em lojas e comércios. Ou seja, é uma solução ampla de pagamentos digitais.

No entanto, a Receita Federal agora adere ao PIX também, sendo mais um órgão do governo a incentivar o sistema. A previsão é que a Receita coloque todos os pagamentos de impostos a serem pagos pelo PIX.

Vale o destaque que com o PIX os pagamentos funcionam inclusive finais de semana e madrugadas. Dessa forma, a primeira instituição bancária a dar suporte ao pagamento de impostos com PIX foi o Banco do Brasil.

“O Banco do Brasil é o primeiro dos agentes arrecadadores a incorporar o PIX ao serviço de arrecadação prestado ao Governo Federal, serviço que está sob a gestão da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Com essa evolução, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), principal documento de arrecadação do Governo Federal, passará a ter um QR Code que permitirá o pagamento pelo PIX.”, afirmou a RFB

A Receita Federal do Brasil espera que ao longo de 2021 todos os documentos de arrecadação venham com QR Code do Pix. Ou seja, os cerca de 320 milhões de pagamentos recebidos pela autarquia, poderão ser pagos com a nova tecnologia do Banco Central, afirmou a RFB.

Banco Central do Brasil comemora a adesão ao PIX pela população

Na noite da última quinta-feira (3), o Banco Central do Brasil comemorou a adesão ao PIX. Com mais de 100 milhões de chaves já criadas em menos de um mês, é possível que boa parte da população já tenha experimentado a solução.

Desse valor, a maior parte das chaves é referente ao CPF, ou seja, de pessoas físicas. Em segundo lugar, as chaves aleatórias são as mais criadas, seguidas pelo celular. As chaves de CNPJ são as que menos possuem registros de acordo com as estatísticas do BCB.

A solução, no entanto, ainda é vista com desconfiança por alguns, como um deputado do PT que questionou a privacidade do PIX, recentemente. De qualquer forma, o PIX começa a ganhar tração e já começa até a ser utilizado para cobrança de impostos no Brasil.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

“Bitcoin não me atrai”, diz André Esteves do BTG Pactual em áudio vazado

Um áudio vazado de uma conversa de André Esteves, banqueiro do BTG Pactual, deixou claro a opinião dele sobre o Bitcoin como um investimento. O...
Dúvida sobre o Bitcoin ser caçado pela China

China pode estar planejando cancelar proibição do Bitcoin

A China tem sido um dos países que mais aparece nos holofotes do setor financeiro, seja ele o tradicional ou então o criptomercado. Com...

Alemanha vai leiloar R$ 75,2 milhões em Bitcoin

O leilão de criptomoedas realizados por diferentes governos tem sido algo cada vez mais comum, e desta vez um estado da Alemanha vai leiloar...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias