No próximo ano, pagamentos cada vez mais simplificados serão determinantes nas jornadas de compra do varejo, e a IA seguirá em destaque na evolução do segmento; mas o grande protagonista será o varejo físico, como aconteceu em 2024. Somente na Black Friday, por exemplo, o setor viu um aumento de 17,1% nas vendas, enquanto o e-commerce subiu apenas 8,9%, de acordo com estudo da empresa de meios de pagamento Cielo.
Para William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV) comprada pela Totvs em novembro de 2024, os motores para aprimorar a relação entre empresas e consumidores serão tecnologias avançadas, experiências personalizadas e sustentabilidade.
“Estar atento a essas variações é muito importante para os varejistas que buscam inovar e se manterem competitivos no mercado atual. Adotar novas tecnologias e ajustar estratégias conforme as demandas emergentes podem ser fatores decisivos para alcançar o crescimento em 2025“, comenta.
Pagamentos digitais e criptomoedas
Com a facilidade trazida pelo Pix, os outros meios de pagamento precisaram se reinventar para proporcionar praticidade e segurança parecidas. O uso de carteiras digitais já é popular entre consumidores, mas deverá ser amplamente adotado em 2025, proporcionando transações mais rápidas, seguras e práticas.
“Para atender às expectativas dos consumidores, as empresas precisarão oferecer uma variedade de opções de pagamento, incluindo alternativas como pagamentos por aproximação e criptomoedas, garantindo flexibilidade nas transações presenciais“, finaliza William.
Vale lembrar que grandes varejistas como Magalu e Mercado Livre já estão posicionadas no mercado de criptomoedas, atualmente vendendo bitcoin e outras em seus marketplaces. Assim, a integração do meio de pagamento é uma questão de tempo, sugerindo que a tendência para 2025 pode ampliar o consumo com meios descentralizados.
Inteligência artificial e maior integração entre o negócio físico e digital também estão entre tendências apontadas pelo executivo
A utilização de dados e da inteligência artificial, especialmente ferramentas de machine learning, permitirão que marcas ofereçam produtos e conteúdos adaptados às necessidades específicas de cada consumidor.
“Com a coleta e análise de dados cada vez mais precisas, as empresas poderão proporcionar uma experiência de compra mais assertiva, aumentando a fidelidade e as taxas de conversão ao fazer os clientes se sentirem mais valorizados“, destaca.
As outras tendências apontadas pelo executivo incluem melhorar a experiência omnicanal, integrando o físico e digital e, por fim, investir em sustentabilidade e processos conscientes. A VarejOnline, empresa de Joinville, tem como clientes grandes marcas, como Grupo L’occitane, Petland, Malwee, Bugbbe, Crocs.